Beleza dos blocos afros invade carnaval oficial de Ilhéus

Pautado na alegria e no resgate das tradições culturais que sempre fizeram parte da história momesca de Ilhéus, o Carnaval Cultural, que acontece entre os dias 21 e 24 próximos, será abrilhantado com toda a magia dos blocos afros. Assim como nos outros anos, toda a beleza da cultura africana deve atrair uma grande multidão para o circuito da folia, a Avenida Soares Lopes. Este ano, além dos blocos de sujo e das atrações regionais, doze entidades se revezam entre os quatro dias para animar o público.

No sábado, dia 21, o primeiro bloco a se apresentar às 19 horas é a Levada da Capoeira. Os Malês vêm logo em seguida, às 20h e às os integrantes do Zimbábue tomam a Soares Lopes a partir das 20:30h. No domingo, dia 22, é a vez dos foliões conferirem todo o gingado afro do Afoxé Filho de Ogum, a partir das 19h. Ainda no domingo se apresentam Raízes Negras, a partir das 20h e o grupo Danados do Reggae, às 20:30h. Na terceira noite do Carnaval Cultural de Ilhéus os integrantes do Leões do Reggae desfilam pela principal artéria do circuito da folia às 19:30h.
Ainda na terça se apresentam os blocos Dilazenze, às 20h e Rastafari, a partir das 20:30h. Na quarta e última noite de folia em Ilhéus o primeiro a chegar à Avenida Soares Lopes é o bloco afro Mini-Kongo, às 19:30, seguido do Zambi Axé, às 20h. O grupo Guerreiro de Zulu se apresenta às 20:30h e encerra a participação dos blocos afros no carnaval da cidade. Na opinião do secretário Municipal de Turismo, Hermano Fahning, “o desfile dos blocos afros representa a força e a musicalidade da cultura africana enraizada em nossos costumes”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).