Mutirão da Cidadania beneficia moradores de distrito em Ibicaraí

Um mutirão de serviços da prefeitura de Ibicaraí deu uma sacudida na auto-estima dos moradores da Saloméa, no final de semana. As ruas estão limpas e a comunidade recebeu orientações de combate à dengue e também pôde fazer consultas médicas no Mutirão da Cidadania. O evento reuniu equipes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Infraestrutura e de Agricultura e Meio Ambiente, além da parceria da Pastoral da Criança e Câmara de Vereadores.

O distrito foi o primeiro a receber o mutirão de serviços públicos que beneficiará, neste primeiro momento, as áreas mais críticas do município, segundo o prefeito Lenildo Santana. “Esta é uma ação efetiva para aproximar governo e população, principalmente aqueles mais desassistidos”, disse. Médicos endocrinologistas e clínico-geral atenderam a população e equipes da secretaria de Infraestrutura fizeram revisão de rede de drenagem e capina de ruas.
A comunidade da Saloméa também foi chamada a participar da luta contra a dengue. Agentes de saúde saíram de porta em porta e distribuíram material educativo e orientaram os moradores sobre como vencer a luta contra a doença transmitida pelo Aedes aegypti. Por falta de ações preventivas na gestão anterior, a cada grupo de 100 casas, 23 apresentavam larvas do mosquito da dengue na Saloméa. O índice é 22 vezes maior que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Plano de ação - A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fabíola Farias, disse que este foi um dos motivos que levaram o município a começar pelo distrito a série de mutirões da Cidadania. Os moradores assistiram a minipalestras sobre como evitar a dengue. A primeira lição é não deixar água limpa parada se acumular em objetos ou reservatórios (tanques) sem tampa. A situação já mudou no início deste ano com um plano de ação montado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito Lenildo Santana e o secretário de Saúde, José Carlos Aguiar, fizeram a entrega do material para os agentes de combate à dengue, acompanhados dos vereadores Walter, Alain e Du Artes. O mutirão também envolveu a criançada, que participou de brincadeiras e recebeu orientações de como auxiliar na briga contra a doença.
O administrador da Saloméa, João Fernandes de Jesus (Bijanga), destacou a atenção do município à comunidade. “As ruas estão limpas, cuidadas e agora temos serviços de saúde”. Ele ressalta que o posto de saúde voltou a funcionar nos primeiros dias da atual gestão, depois de desativado pelos ex-gestores.
Conscientização - Os moradores do distrito ibicaraiense comemoraram os serviços oferecidos no mutirão. Moradora da Saloméa há 45 anos, Marisete Santos Silva diz que todos devem colaborar na luta contra a dengue. “A iniciativa da Secretaria de Saúde é ótima”, avaliou, informando que há tempos não havia um mutirão como o realizado agora, com orientação e serviços de cidadania.
Manoel Macedo de Novais está entre os moradores mais antigos do distrito, onde reside há 56 anos. “As coisas estão melhorando aqui pra gente, está muito boa”, disse ele, enfatizando que a unidade de saúde da Família voltou a funcionar no início de janeiro, depois de cinco meses fechada. “Tomara que continue assim na hora da precisão nem remédio tinha aqui no posto”, completa toda Elisabete Ferreira da Silva, 72 anos.
Valter Francisco Santos elogiou também o trabalho de limpeza geral da localidade. “Estava precisando mesmo. Dessa vez, a prefeitura está fazendo direito”. Ele ainda deu sugestão para melhorar a rede de drenagem do bairro, que sofria a cada chuva mais forte. “A água chega a transbordar e invadir as casas”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).