Para Guilherme, a memória local deve ser valorizada com a exploração de elementos da cultura regional

O prefeito Guilherme Menezes fez, nesse primeiro mês de governo, visitas aos diversos grupos e entidades vinculados à economia popular no Município. Sempre acompanhado de técnicos do Governo, especialmente da área de economia solidária, ele visitou o Núcleo de Lapidação, o Grupo de Economia Solidária/GEP, a Cooperativa Recicla Conquista, entre outros, com o objetivo de garantir a solidariedade de ações entre o governo e esses grupos.

Durante as visitas, o prefeito tem defendido a valorização dos símbolos locais nas peças produzidas, especialmente no artesanato. Segundo o prefeito, valorizar a memória local é uma das melhores formas de fortalecer a marca daquilo que é produzido por essas pessoas. “Precisamos estimular a criação de produtos artesanais identificados com as peculiaridades regionais, para preservação da memória e para que os mais jovens tomem conhecimento da tradição a partir do artesanato”, afirmou.
O prefeito já recomendou aos coordenadores da área de economia solidária que desenvolvam projetos de capacitação desses artesãos para criação de produtos com identidade regional, criando a aproximação entre design e artesanato por meio de seminários teóricos, trabalhos práticos e vivências criativas. “É preciso que o governo e os artesãos, em conjunto com a comunidade local, identifiquemos o que há de comum e criar uma linha de produtos que possa representar as características regionais. Temos bons temas locais, como o tropeirismo, as boiadas, os ternos de reis, entre tantos outros, que podem ser aproveitados em couro, em cerâmica e em pedras”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista).