Equipes da dengue reforçam trabalho em áreas de veraneio

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Ilhéus reforçou o combate contra a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, nas zonas sul e norte da cidade. A ação, que começou no início deste ano, contempla principalmente áreas da cidade que costumam receber um grande fluxo de visitantes durante o período do verão. Na zona sul, uma equipe complementar atua entre o Cururupe e Água de Olivença, já na parte norte outra equipe reforça o combate da dengue desde Ponta da Tulha até a Lagoa Encantada.

Os agentes percorrem toda a área, estendendo o trabalho não só nas casas, como em terrenos baldios, pousadas, hotéis e outros estabelecimentos. Além disso, a equipe também vem dando atenção especial para as bromélias, planta que se concentra em grande número na pista da rodovia. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, elas tendem a reservam uma quantidade de água parada em seu interior “suficiente para que as larvas do mosquito possam se desenvolver com facilidade”, alertou.

Ainda de acordo com Cássia Virgínia, muitas casas de veraneio permanecem fechadas durante o ano todo, o que dificulta o trabalho da equipe e acaba por ocasionar a proliferação do mosquito. “Por isso, o verão, quando boa parte dessas casas está ocupada, é o melhor período para que os agentes da dengue possam fazer a inspeção e reforçar o trabalho preventivo. Desta forma, chamamos a atenção da população sobre os riscos de manter água parada em casa em locais abertos”.
Além de reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue com a inspeção dos locais que acumulam água parada e o levantamento do índice de tratamento focal, com a colocação do larvicida, a equipe também realiza um trabalho educativo e preventivo junto à comunidade daquelas áreas. Muito em função do reforço das ações de controle desenvolvidas durante todo o ano, Ilhéus tem um dos menores índices de infestação da doença da Bahia, 2,9%, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde em novembro do ano passado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).