Itabuna quer recursos para casas populares e obras

O prefeito Capitão Azevedo considerou proveitosa sua participação no Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, onde esteve em companhia do secretário de Assuntos Governamentais e de Comunicação Social, Josias Miguel. No encontro, o presidente Luis Inácio Lula da Silva anunciou diante de quatro mil prefeitos o projeto em formatação para financiar a construção de um milhão de casas populares, uma ação que visa gerar empregos e ao mesmo tempo dinamizar os diversos setores da economia nacional.

Para Azevedo a cidade está abandonada e tem além de um déficit de milhares de moradias, uma carência de esgotamento sanitário em 50% do perímetro urbano. “Hoje, Itabuna é uma ilha cercada de favelas por todos os lados e enfrenta as conseqüências de um crescimento desordenado, sem nenhum planejamento. Estes problemas dificultaram a montagem da Secretaria de Planejamento, que precisa de um banco de dados para funcionar”.
Outro aspecto salientado pelo prefeito foi o anuncio do governo federal de ampliação do prazo de 60 para 240 meses do prazo para pagamento das dividas dos municípios com INSS, o que pode desafogar de alguma forma a situação de Itabuna, que tem todos os meses confiscado R$ 1,6 milhão dos repasses do FPM, além de acumular uma pendência de R$ 12 milhões em dividas com o FGTS.
O prefeito fez questão de elogiar o deputado estadual Luiz Argolo, do PP, que tem se mostrado um aliado incondicional de Itabuna, abrindo portas junto ao governo do estado e na área federal, tendo inclusive conseguido uma recente audiência com o governador Jaques Wagner, com quem foi discutido o projeto para a barragem do rio Colônia,que vai inundar uma área de 1,5 mil hectares. A obra vai resolver o problema da regularização do rio e do abastecimento de água de Itabuna.
Ainda em sua recente visita a Brasília, o Capitão Azevedo contabiliza a audiência com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do PMDB, com quem tratou de obras consideradas importantes como a reurbanização da avenida Amélia Amado, com dois quilômetros de extensão,que terá a pista de rolamento ampliada com a cobertura do Canal do Lava Pés, melhorando o escoamento do trânsito para a Estação Rodoviária e a BR-101. Esta obra inclui o serviço de macrodrenagem do mais importante canal que corta o centro de Itabuna, além de um amplo projeto de pavimentação e urbanização. A proposta é transformar o Canal do Lava Pés em um espaço de lazer para a população.
Outra ação importante de Capitão Azevedo em Brasília foi a audiência com o secretário executivo de Recursos Hídricos do Ministério da Integração Nacional, João Santana, que confirmou sua presença em Itabuna no próximo dia 26 de fevereiro. O objetivo da visita é verificar de perto a obra da barragem do rio Colônia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).