Educação em Itabuna quer ações centradas no aluno

Sem deixar de lado as questões relativas ao programa de formação continuada e de valorização do magistério, a Secretaria de Educação de Itabuna estará centrando suas ações na pessoa do aluno, durante o ano letivo de 2009. Neste sentido, estão sendo priorizados investimentos em infraestrutura, com a construção de duas novas creches e da escola do bairro Vila Anália, além da melhoria da alimentação escolar com investimentos de quase R$ 900 mil, que representará uma complementação de 60% sobre o valor repassado pelo Governo Federal.

O secretário de Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, enfatiza que 2009 será de muito empenho do governo municipal para a melhoria da qualidade social da Educação, buscando um maior envolvimento e comprometimento de todos nas ações da escola. Com o início do ano letivo, no último dia 10, a rede municipal de ensino de Itabuna já contabiliza mais de 28 mil alunos, tendo capacidade de atender a mais de 30 mil estudantes.
Quanto à melhoria do atendimento ao aluno e a qualidade do ensino, o secretário destaca a criação do Índice de Eficiência da Escola Pública (IEP), onde a unidade escolar será avaliada em sete dimensões: aluno, professor, infraestrutura, alimentação escolar, Projeto Político e Pedagógico (PPP), gestão e financiamento.
Para atender às novas demandas, em termos de tecnologia educacional, o município está criando e implementando o Sistema Íris, com instalação de antenas em 100% das unidades escolares, viabilizando a informatização de todas as atividades da escola, possibilitando ao professor fazer registro informatizado de freqüência e da vida escolar do aluno. “Com isto, estaremos colocando Itabuna em situação de vanguarda no que diz respeito o acesso à tecnologia de ponta na escola pública”, reforça Lisboa.
AÇÕES ARTICULADAS - Ainda no âmbito da melhoria da infraestrutura educacional, em 2009 a SEC começará a executar o Plano de Ações Articuladas (PAR), que prevê investimento direto na escola e na qualificação do professor, para os próximos três anos – 2009/2011, a exemplo do Programa Mais Educação, que irá oferecer curso de formação para 320 gestores escolares; reforma, construção e aquisição de equipamentos parra 114 bibliotecas escolares; implantação de 114 salas de arte, laboratórios de ciências e laboratórios de informática; e 10 salas multifuncionais para educação especial.
De acordo com o secretário, o PAR prevê ainda investimentos na adequação 114 cozinhas e refeitórios das escolas da rede municipal de ensino, reforma ampliação e construção de escolas do campo, além da aquisição de 10 ônibus escolares. “O governo municipal está determinado em promover a melhoria da qualidade da escola itabunense e, para que isto aconteça, não abrirá mão de pôr em prática todas as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação”, enfatiza o secretário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).