Vigilância Sanitária intensifica ações nos diversos bairros

A Vigilância Sanitária inicia, a partir do dia 12, em Itabuna, um mutirão com o objetivo de verificar as condições de funcionamento de todos os estabelecimentos que vendem, manipulam, processam ou transportam alimentos. Para a Operação Olho Vivo, que prevê o recadastramento das empresas existentes, com revalidação dos alvarás e regularização das unidades informais, serão mobilizadas equipes de fiscalização e duas viaturas.

Segundo o supervisor da Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, no planejamento das ações a cidade foi dividida em sete zonas operacionais. O trabalho terá início na zona norte, a partir da fiscalização de empresas na avenida Ilhéus, bairros São Roque, Santa Inês, Caixa d’Água e áreas adjacentes.

Ele explica que o trabalho obedece a normas da Anvisa para inspeção anual de todas as empresas, operando com a produção e comercialização de alimentos. O mutirão contará com a participação de 23 técnicos da Vigilância Sanitária integrada por enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, veterinários e técnicos em saúde.

Carvalho ressalta ainda que a ideia da operação é alcançar toda a malha urbana num trabalho de caráter essencialmente educativo. “A finalidade é orientar comerciantes e seus empregados com relação à prática de acondicionamento e manipulação de alimentos, o que oferece maior segurança para a população, inclusive evitando a comercialização de produtos com prazo de validade vencido”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)