Poções perto de concluir o PAA e pronto para emissão da DARP

O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Mateus Cruz se reuniu na sede da secretaria com Bernardino Rocha, encarregado do projeto Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Presidente da ONG ABARÁ com as presenças dos técnicos, engenheiros agrônomos e veterinários da secretaria.

A boa noticia passada por Bernardino se refere a fase final do projeto do PAA que ele vem conduzindo a pedido do prefeito Luciano Mascarenhas, visando a expansão da produção agrícola do município. Bernardino explicou que a equipe da secretaria está em campo cadastrando os produtores da agricultura familiar com o objetivo de implantar o projeto em definitivo, “o PAA é gerido pelo governo federal que envia os recursos, a instituição compra destes produtores e repassa as entidades que trabalham com o atendimento as pessoas da linha da baixa pobreza em risco de segurança alimentar. A entidade deve ser cadastrada na Assistência Social e com os cadastros devidamente atualizados das pessoas com o perfil do programa”, disse Bernardino.

Para ter uma sustentabilidade o PAA tem o proponente de quem recebe o produto e distribui para as pessoas, e para dar certo o Governo Federal entra com o recurso e o Governo Municipal a estrutura, e o prefeito Luciano já vem oferecendo. “Nos municípios que estamos implantado o projeto do PAA ou que já foram implantados, o sucesso é grande, com o PAA, alem de gerar emprego e renda para os produtores pronafianos, estamos alimentado as pessoas que necessitam de uma segurança alimentar digna e o mais importante estamos abrindo portas para uma população que estava na linha total de baixa pobreza”, afirmou Bernardino.

Nesta fase do projeto também é necessário que o produtor não espere a equipe da secretaria chegar até a sua propriedade, procure a secretaria e faça seu cadastro. “Existe uma cultura por tradição na produção do agricultor, mas pode haver a mudança ou a inclusão de outras, basta para tanto que o produtor use a orientação do pessoal da secretaria a seu favor, um exemplo é o produtor só plantar batata e sua terra pode oferecer outra cultura, como a da mandioca. Sem conversa e informação nem produtor e nem governo pode chegar a variedade de produtos em uma propriedade”, concluiu Bernardino.

Outro bom momento da reunião foi o anuncio da parceria firmada com o Sindicato dos Trabalhados Rurais de Iguai, que passa a ajudar na implantação do processo de fornecimento da DARP, registro que comprova que o produtor é membro do PRONAF, o Documento de Aptidão ao Pronaf, será fornecido pelo sindicato até o município estiver totalmente pronto para a emissão do documento.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)