Santa Casa de Itabuna amplia Serviço de Radiodiagnóstico

Devendo alcançar ainda neste primeiro semestre de 2010 a meta de realização de 2 mil atendimentos por mês, o Serviço de Radiodiagnóstico da Santa Casa de Itabuna está passando por uma ampla reforma que conta com a aquisição de novos equipamentos e procedimentos internos. Entre os destaques, a readequação da estrutura física do setor veio acompanhada da chegada de uma nova máquina de raio X, bem como uma nova estação de digitalização de todos os exames realizados pelo setor.

De acordo com a coordenadora administrativa do Serviço de Radiodiagnóstico, Dayana Oliveira de Santana, o novo raio X na unidade do Hospital Calixto Midlej Filho, modelo Compacto Plus, já entrou em funcionamento desde janeiro, atuando paralelamente ao antigo raio X em uso na instituição. Uma outra novidade é a informatização do setor com a instalação da estação CR para digitalização de todos os exames realizados no setor. “O cliente irá receber o resultado em película ou em CD, o que melhora a qualidade da imagem e possibilita a seleção da melhor imagem para posterior impressão”, definiu Dayana.

Ainda sobre as mudanças ocorridas, a adequação do espaço da recepção, com proposta inclusiva e instalação de corrimão, rampas e banheiro adaptado para cadeirante foram destaques. Sobre o treinamento de pessoal, toda equipe foi capacitada, passando periodicamente por curso de atualização, focando a segurança do trabalho e o uso dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

Com uma equipe médica formada por 10 profissionais, cinco deles participam diretamente desta nova fase de investimentos do Serviço de Radiodiagnóstico da SCMI. Sob a coordenação da médica Maria Helena Ferreira Andrade, ainda integram o grupo os radiologistas Gustavo Andrade, Júlio Porto, Maria Augusta Cordeiro e Leonardo Silva. Atendendo ao público SUS referenciado, pacientes conveniados e particulares, eletivos e internos da Santa Casa de Itabuna o Serviço de Radiodiagnóstico contará em breve com novas incrementações.

“Existe uma grande possibilidade do mamógrafo em funcionamento no Hospital Manoel Novaes ser transferido para a unidade de Radiodiagnóstico da Santa Casa centralizada no Hospital Calixto Midlej Filho. Lá permaneceria o raio X e o tomógrafo”, definiu Dayana. O encerramento da reforma e ampliação está previsto para o próximo mês de maio, até quando acontecem a finalização das reformas de setores administrativos e áreas de convivência interna.

Para o provedor Renan Moreira, a nova realidade do serviço de radiodiagnóstico acompanha a tendência de crescimento vivida pela Santa Casa de Itabuna nos últimos anos. “O investimento em aprimoramento dos serviços e excelência no atendimento são algumas de nossas metas que apontam como retorno o aumento da clientela e o reinvestimento dentro da própria instituição”, definiu o provedor Renan. (Fonte: Ascom da instituição)