Inclusão digital é realidade em São Desidério

O principal objetivo do Telecentro Comunitário implantado em São Desidério é promover a inclusão digital. Para isso a Secretaria de Educação, responsável pelo telecentro, disponibiliza cursos de informática e horários de acesso gratuito a toda a população. Para participar é preciso ir até o telecentro com os documentos pessoais – CPF e carteira de identidade, preencher uma ficha e escolher o melhor horário para assistir às aulas. Além dos horários de pesquisa, os cadastrados têm direito a serviços como consulta de boletim de ocorrência eletrônico, segundas vias de contas, troca de informações em teleconferências e atividades de educação à distância.

Há quatro semanas a estudante Lourdileide Silva Salazar, 37, utiliza os serviços do telecentro para realizar as atividades da faculdade de pedagogia que cursa à distância. Lourdileide reside na localidade de Estiva do Sítio a 30 km da sede de São Desidério. “Quando decidi fazer faculdade tinha muitas dificuldades, uma delas era o acesso à internet, esse problema não existe mais. Sempre tive vontade de estudar, esse sonho agora é possível”, comenta.

Em dois meses, mais de 200 usuários foram cadastrados. Segundo a gestora do telecentro, Edna Rodrigues de Souza, esse número aumentará. “Algumas pessoas vêm se informar quanto aos horários dos cursos e de pesquisa e quais os documentos necessários para o cadastro, por isso acreditamos que logo teremos mais usuários”.

Para acompanhar e organizar a utilização dos serviços, seis funcionários trabalham das 8h às 12h, 14h às 15h e das 19h às 22h. “Temos um regimento interno que viabiliza a ordem do funcionamento do telecentro”, completa a gestora. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)