Newton pede ao governo revisão dos limites territoriais do município

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado pelo secretário de Planejamento, Alysson Mendonça, pelo chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub e o arquiteto Guarany Valença, participou de três importantes reuniões em Salvador, fazendo encaminhamentos e solicitações de interesse do município, junto à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Secretaria Estadual de Planejamento, e na Secretaria de Segurança Pública.

Na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, o prefeito solicitou a revisão e o levantamento dos limites do município de Ilhéus, sugerindo inclusive que o trabalho seja realizado com acompanhamento dos municípios vizinhos. A reivindicação foi acatada, ficando definido que o Prefeito Newton Lima se encarregará de comunicar aos prefeitos dos municípios de Uruçuca, Itacaré, Aurelino Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Buerarema e Una, cabendo a SEI marcar a data para a visita dos técnicos.

O prefeito Newton Lima informou a SEI que não concordou com o levantamento feito pela SEI, que, ao não conseguir encontrar alguns pontos descritos na lei, cujas nomenclaturas foram se modificando ao correr dos anos, promoveu reduções em seu território. “Nós não queremos avançar um palmo de terra de nenhum município, mas não poderemos admitir de forma alguma que, por equivoco, venham mexer em nossos limites, e ainda por cima, com perdas”, afirmou o prefeito.

Ponte – Na secretaria estadual de Planejamento, o novo titular da pasta, Antônio Alberto Valença, recepcionou o prefeito e acompanhantes, tendo recebido vários documentos que tratam do projeto de construção da nova ponte Centro/Pontal, assegurando que dará toda a atenção necessária com conseqüente encaminhamento ao governador Jaques Wagner.

Ainda nesta reunião, Newton Lima fez questão de explanar sua preocupação com relação a implantação de um planejamento estratégico para a cidade, uma vez que, com os investimentos que se propõem para Ilhéus, como porto offshore, aeroporto e ferrovia, “teremos que nos preparar para enfrentar uma grande demanda nas áreas de saúde, educação, transporte, moradia, entre outros”, salientou.

Segurança – Já na Secretaria de Segurança Pública o prefeito Newton Lima assinou convênio de cooperação técnica visando assegurar uma parceria para que a Prefeitura Municipal possa apoiar ações promovidas pela Coordenadoria Regional de Polícia. Além disso, Newton externou sua preocupação com o crescimento da violência no sul da Bahia e relatou as medidas que vem adotando, a exemplo da recente inauguração do Telecentro – voltado para cursos de segurança -, e a modernização da guarda municipal, ambos empreendimentos viabilizados com apoio federal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)