Projeto da CEPLAC beneficia escola municipal em Jequié

A escola municipal Nossa Senhora da Luz, localizada no Km 3, é a primeira escola na Bahia a colocar em prática o projeto “Produção de Alimentos Orgânicos em Garrafa Pet”, iniciativa da CEPLAC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jequié através das secretarias de Educação e de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente. O projeto consiste na utilização da garrafa pet na produção de alimentos orgânicos, sob estrutura suspensa, como fonte de alimentação saudável para os alunos da escola.

Em Jequié, o projeto foi implantado na sexta-feira, 12 de março, pelo engenheiro agrônomo da CEPLAC, Agamenon Farias.

A secretaria de Agricultura garante a infraestrutura do projeto. “Este é um presente que nós estamos dando à escola, que servirá de espelho para todas as outras”, disse o Secretário Walter Sampaio Filho. “O homem gera resíduos, o homem transforma em alimentos, isto é sustentabilidade”, explica o engenheiro agrônomo, Agamenon Farias.

Na horta orgânica suspensa da escola os alunos aprendem a cultivar hortaliças como: alface, salsa, cebolinha e coentro. O plantio pode ser diretamente com sementes ou por transplantio de mudas, a depender do tipo de hortaliça. A irrigação é feita por aspersão, ou seja, que faz a água respingar, com o uso da garrafa pet. O adubo orgânico será a mistura dos restos de alimentos da própria escola e esterco de gado.

Com a utilização dessa prática, os estudantes contribuem para minimizar os impactos ambientais, recolhendo as garrafas pet em locais inadequados, residências e estabelecimentos comerciais. A escola também desenvolve aliada a “Produção de Alimentos Orgânicos em Garrafa Pet”, o Projeto “Alimentação Saudável na Escola”, que incentiva o consumo de alimentos orgânicos saudáveis, com alto valor nutritivo, ricos em vitaminas e sais minerais, que são oferecidos na merenda escolar. (Prefeitura de Jequié)