Lauro de Freitas reforça equipes para enfrentar período chuvoso

O trabalho de desobstrução dos rios e mais de 60 córregos que cortam o município de Lauro de Freitas, realizado como rotina pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, terá reforço neste período de chuvas fortes. A secretária Vânia Almeida, disse que a equipe contará com mais dez homens. “Serão 50 homens para fazer estes serviços. Atuaremos na prevenção”, pontuou. Esse trabalho de prevenção fez com a cidade resistisse bem às fortes chuvas que caíram sobre toda a Região Metropolitana de Salvador na segunda (22) e terça-feira (23).

Na manhã de terça-feira, a secretária visitou os locais que costumavam apresentar problemas quando as chuvas ficam mais fortes. “Não identificamos os alagamentos de antes. Apenas a Avenida Luiz Tarquínio ficou alagada, mas a água escoou rapidamente”, disse. Ela também esteve na Rua São Cristóvão, em Itinga, também conhecida como Jibóia, mas os transtornos não se verificaram. Ela disse que o trabalho preventivo também se deu com a poda das árvores. “Mesmo com a chuva e vento fortes, não houve registro de queda de nenhuma árvore”, assegurou. A secretária informou dois números para os quais a população pode ligar em caso de incidentes: para problemas com rede de iluminação, o 0800 284 8181; e para demais ocorrências, o Alô Sesp (0800 284 8833). Na Defesa Civil o atendimento é feito pelos telefones 3288-8628, (no horário administrativo,)ou 9982-7223 ou 9975-1737, 9983-5867. Nos finais de semana e feriados, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 3288-8608.

Também em estado de alerta, a Secretaria de Infra-Estrutura vai reforçar o trabalho de desobstrução em alguns pontos da rede de drenagem. Segundo o secretário Luís Cláudio Magalhães, a atenção é maior nesse período por conta do lixo. “As pessoas jogam o lixo nas ruas fora do horário de coleta e, quando chove, vem o alagamento”, lamenta. Ele comemorou inclusive o não alagamento das regiões do Rio Sapato e de Ipitanga. Mas disse que a situação da Luiz Tarquínio só será resolvida após a conclusão das obras de drenagem.

Obras - Através do Programa Resposta aos Desastres, a prefeitura realizou intervenções nas quatro principais áreas de risco de deslizamentos da cidade. Foram obras no Parque Mangueiras de Ipitanga (Alto de Itinga); Jardim Metrópole (Itinga); no HBB, em Vila Nova de Portão, e no Jardim União, também em Portão. A prefeitura recebeu R$ 7 milhões do Ministério da Integração Nacional. “As obras representaram uma mudança de foco substancial, já que metade destes recursos foi para contenção de encostas”, disse o secretário de Governo, Ápio Vinagre. Ele destaca que as intervenções significam uma vitória para a Defesa Civil do município. “As obras que foram realizadas sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura evitarão catástrofes”, comentou Vinagre. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)