Potencializar município é tema do curso de marketing de cidades e captação de recursos

Todo município deve encontrar sua vocação. Potencializar ou ajudar um município a encontrar a sua vocação é contribuir para um correto e mais eficiente desenvolvimento sustentável. Para isso é preciso projetos que tenham como propósito identificar claramente o potencial de cada município. Cada região ou cada cidade tem uma característica singular e, ao descobri-la, pode-se potencializar essa vocação, facilitando o caminho para o desenvolvimento. Ao vocacionar um município, o gestor está proporcionando ao poder público condições de melhorar seus investimentos em equipamentos e ações em benefício da comunidade. Representa mais cultura, lazer, esporte, mais saúde e educação a todos. Desenvolvimento vocacionado compreende ainda investimentos em projetos de geração de renda, em mão de obra qualificada e no crescimento sócio econômico do município.

Acreditando que se cada localidade puder crescer economicamente explorando seu potencial e sua efetiva vocação, certamente o progresso poderá chegar a todos, de forma a diminuir os desníveis sociais, a UPB preparou um curso sobre esse tema para capacitar os servidores municipais. Mas é preciso fortalecer cada cidade ou região, respeitando e otimizando sua vocação. Cada cidade tem a sua identidade visual. Pode ser uma paisagem, um monumento, uma festa tradicional. Para fomentar as potencialidades dos municípios, a UPB, dentro de sua Jornada de Capacitação Técnica, vai realizar nos dias 25 e 26 deste mês (hoje e amanhã), em seu auditório, o Curso de Marketing de Cidades e Captação de Recursos.

No primeiro dia do curso serão apresentados a realidade das cidades, forças internas e externas que colocam as cidades em dificuldades e o reflexo do gestor n resolução dos problemas. Em seguida será discutido o que as cidades estão fazendo para resolver seus problemas, divulgação da imagem da cidade, escolha das cidades pelos mercados alvos e o planejamento estratégico. Haverá trabalho de grupo com os participantes.

No segundo dia os temas a serem abordados são: atração dos mercados do turismo como negócios, desenvolvimento de produto focado no turismo, marketing cultural, qualificação pessoal, captação de recursos, definição do projeto alvo para captação, definição dos resultados do projeto quanto à geração de emprego e renda e aquecimento da economia da cidade, além de fontes, leis de incentivos, convênios, prestação de contas, portarias e recomendações e a resolução de pendências fiscais e jurídicas.

Os interessados poderão acessar a ficha de inscrição no site da UPB (www.upb.org.br). O curso, dirigido a todos os servidores municipais, é totalmente gratuito. As vagas são limitadas.