Trabalho de Educação Ambiental é realizado em Furquilha

Em três meses de criação do Projeto de Preservação e Recuperação do Riacho do Lagamar, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com representantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), já realizaram diversas atividades nos povoados de Furquilha e Sítio Novo a cerca de 25 quilômetros da sede de São Desidério.

Sensibilizar e orientar os moradores quanto a necessidade da preservação das margens do Lagamar é uma das propostas do projeto. Para isso, foi realizado na segunda-feira, 25, o primeiro encontro com a população de Furquilha para iniciar os trabalhos de educação ambiental na comunidade.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Junior todos os moradores precisam ser envolvidos e norteados quanto as práticas corretas de cuidado com esse recurso hídrico. “A educação ambiental deve ser aplicada nas escolas e também em reuniões com os moradores, pois eles são os principais autores desse processo”.
A idéia é disseminar a importância das matas ciliares – que com o tempo foram destruídas pelo cultivo agrícola inadequado - ainda, do uso das unidades sanitárias construídas nas residências – antes os dejetos eram depositados diretamente no solo – e da participação dos moradores na construção da cerca na cabeceira do Lagamar para evitar o pisoteio da margem e o uso desordenado da água.
Para a fiscal ambiental Biratânia Carvalho, o encontro surtiu efeito uma vez que os moradores conhecem a realidade do riacho. “O momento mais importante desta reunião aconteceu quando a própria população opinou sobre a mudança de atitude que deve ter a partir de agora”.
Os encontros terão continuidade. Paralelo a esse trabalho, técnicos e parceiros do projeto realizam visitas de reconhecimento da área do Lagamar e desenvolvem o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O próximo passo será a construção da cerca, prevista para o mês de fevereiro, um grande mutirão esta sendo organizado para essa atividade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)