Prefeitura de Valença colabora com aprendizado digital da comunidade

O Programa de Inclusão do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença, visa garantir à população valenciana o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de comunicação. É um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia que objetiva, através do amplo e generalizado uso e aprovação das tecnologias, possibilitando o desenvolvimento humano e social nas mais distintas áreas.

Além de proporcionar lazer e acesso ao mundo digital, os Centros de Cidadania Digital (CDC) pretendem informar a população sobre os serviços públicos, diretos e deveres do cidadão, ofertas de emprego, cultura e lazer, contribuindo para o exercício da cidadania.

Qualquer cidadão brasileiro pode utilizar os Centros Digitais de Cidadania. Para isso, basta dirigir-se até o Centro de Valença, localizado na Rua General Labatut (ao lado da Receita Municipal) e se cadastrar no programa, é gratuito.

As crianças menores de 10 anos também podem acessar os equipamentos, desde que devidamente acompanhadas por um responsável. Jovens menores de 18 anos e maiores de 10 anos devem ser cadastrados pelos pais ou responsáveis. Cada usuário pode fazer uso dos computadores em até trinta minutos.Uma vez cadastrado no programa, o cidadão pode freqüentar qualquer um CDC. Monitores estão capacitados para atender os usuários realizando os cadastros, oferecendo suporte e prestando orientações.

Sucesso do programa - São 10 computadores disponíveis para usuários, sem limitações na faixa etária, atendendo cidadãos sem restrições, desde que respeitem as normas gerais do programa. Aqui em Valença são três mil oitocentos e vinte e nove registros no sistema de cadastros. Os números de acessos giram em torno de cinqüenta e cinco (diários) e duzentos e oitenta acessos semanais.

Projetos - Estão sendo elaborados projetos para toda comunidade, a exemplo de cursos básicos e avançados, criando assim uma aproximação dos mais carentes com a “era digital”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Valença)