Ilhéus vai contratar 420 professores para a educação infantil e ensino fundamental

A Secretaria de Educação de Ilhéus lançou edital de processo seletivo simplificado para contratar 420 professores para a educação infantil e ensino fundamental, com salário-base de acordo com o piso inicial da carreira. O edital de número 01/2010 estabelece que a contratação será por tempo indeterminado – de março até junho deste ano, podendo ser renovado até dezembro, conforme necessidade do município. Estão capacitados candidatos com habilitação em pedagogia ou cursando o terceiro semestre das licenciaturas em pedagogia, matemática, física e química. A inscrição acontece de 2 a 5 deste mês, das 9 às 17 horas, na biblioteca pública municipal, situada na praça Castro Alves.

Para se inscrever o candidato deve apresentar original e cópia dos documentos pessoais, além de comprovante de escolaridade – certificado de conclusão de curso e histórico escolar. Não será aceita inscrição via postal ou por fax. Consta no edital que 5% do total das vagas serão reservados para candidatos portadores de necessidades especiais. Todos terão carga de 20 horas semanais (educação infantil) e 40 horas semanais (ensino fundamental).

Provas em duas fases – A seleção será em duas fases: prova escrita – classificatória – com 50 questões, sendo 30 de conhecimentos pedagógicos, 10 de legislação educacional e 10 conhecimentos gerais. A prova será aplicada no dia 10 deste mês, das 13h3min às 17h30min, no Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro). A outra etapa se constitui de títulos que deve ser entregue em envelope identificado no momento da inscrição de “Seleção simplificada/Secretaria de Educação de Ilhéus. Edital número 01.2010/nome completo, número de inscrição, identidade e quantidades de títulos”.

Conforme o edital, somente serão aceitos documentos apresentados com a comprovação da experiência profissional, através da carteira do trabalho ou de contrato de trabalho/prestação de serviços acompanhados de cópias e original. Também em certificados. Além disso, o candidato será submetido à prova de sanidade física e mental por profissionais habilitados que serão laudo individual e circunstanciado quando o candidato não obtiver a aprovação.

Resultado – O nome dos aprovados será publicado no jornal oficial do município e também em jornal de grande circulação, no mural do paço municipal e na portaria do Anexo de Secretarias. A divulgação dos habilitados será feita por ordem de classificação. A Secretaria de Administração irá convocar os aprovados de acordo com a necessidade apresentada oficialmente pela Secretaria de Educação ao prefeito Newton Lima.

A partir da data da publicação da classificação os aprovados terão dois dias para interpor recursos à comissão organizadora e julgadora que deverá ser protocolado na Divisão de Arquivo e Protocolo, situado no térreo do Anexo de Secretarias da rua Santos Dumont, s/n, centro. Decorrido o prazo legal estabelecido a comissão formada por Sebastião Maciel (presidente), Áurea Cristina Almeida Tomás e Elba Karla Leão Silva (membros) e Gilvânia da Conceição Nascimento (presidente do Conselho Municipal de Educação) analisará os recursos apresentados e publicará o resultado final. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)