Adesão de voluntários amplia trabalho de combate à dengue

Mais de 16 mil domicílios nos bairros Califórnia, João Soares, Fátima, Parque Verde, Parque Boa Vista e Nova Califórnia, áreas densamente povoadas, foram visitados por voluntários no último final de semana, durante o mutirão contra a dengue. O secretário da Saúde, Antônio Vieira, comemorou os resultados, como também a adesão dos clubes de serviço, entidades diversas, empresas e do 15º Batalhão da PM, que disponibilizou um efetivo de 80 recrutas em fase de treinamento, todos mobilizados num trabalho educativo e de sensibilização da população para o combate ao Aedes aegypti.

Nesta segunda-feira (01º), o secretário encaminhou à 7ª Dires um pedido para a liberação de carros-fumacê, visando ampliar o combate à dengue em Itabuna. Também foi iniciada a aplicação domiciliar do diflubenzuron, um larvicida biodegradável, que não é metabolizado por plantas e não é tóxico, ou seja, não causa qualquer dano ao meio ambiente. O novo larvicida está sendo aplicado por recomendação do Ministério da Saúde, em substituição ao Temephós, devido à resistência criada pelo mosquito ao produto. “Apesar do atraso na substituição do larvicida, os casos de dengue estão sob controle”, afirma o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Antônio Florentino Filho. Segundo ele, no mês de janeiro houve o registro de 80 casos.

A empresa Marquise tem participado dos mutirões e, no último final de semana, mobilizou dois caminhões-compactadores, além de equipes de coleta de lixo e varrição, que deram suporte o trabalho de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. A Emasa mobilizou voluntários e deslocou equipes de trabalho para executar reparos em entupimentos na rede de esgoto e outras ações emergenciais. O esforço dos voluntários tem se concentrado na entrega de material informativo sobre a dengue, como também na verificação de tanques e depósitos de água sem cobertura. Diversos focos foram verificados em imóveis fechados no bairro Califórnia, que receberão a visita de agentes de endemias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)