Secretaria de Educação de Guanambi realiza a 14ª Jornada Pedagógica

Com o tema: “Educação: Muitos caminhos, um único objetivo – aprendizagem”, a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi realiza de 1º a 5 de fevereiro a 14ª Jornada Pedagógica do Município, “Educar é colaborar para que professores e alunos nas Escolas e Organizações transformem suas vidas em processos de aprendizagem”, “afirma a Secretária de Educação Professora Elzir Ivo, que desde o início do ano tem mobilizado sua equipe para o evento.


A Secretaria Municipal de Educação propõe a música, teatro, dança, artes plásticas, entre outros, como ferramentas pedagógicas que juntas construirão a educação na Rede Municipal de Ensino. “Não se trata de dar receitas infalíveis, mas de apresentar alternativas que acreditamos serem viáveis para adquirirmos êxito na aprendizagem dos nossos educandos”, explica a equipe de coordenadores da Secretaria. Veja a programação:


01/02/2010
08:00h às 12:00h – 14:00h às 18:00h = Credenciamento
Local - CETEP
19:00 – Apresentação Cultural
19:30 – Abertura Oficial
20:00 – Palestra – Educador - Vela que se acende para dar luz aos outros
Ministrante Edgar Schutz – Filósofo / Mestre e especialista do Comportamento humano e Conferencista Internacional

02/02/2010 e 05/02/2010
08:00h às 12:00h – 14:00h às 18:00h – Atividades nas Instituições de Ensino
03 e 04/02/2010
08:00h às 12:00h – 14:00h às 18:00h - Trabalho com oficinas
Local: Colégio Municipal José Neves Teixeira

OFICINAS:
“PINTANDO O SETE”
Mediadora: Marilete Rocha (Lete Rocha) - Graduação Incompleta em Letras
“METODOLOGIA PARA ENSINAR – APRENDER MATEMÁTICA”
Mediador: Alexandre B. Leopo- Mestre em Ciências da Educação VIL. Lisboa / Professor da UNEB / Barreiras e IFBA/Barreiras
“JOGOS E BRINCADEIRAS NAS PERSPECTIVAS MULTI E INTERDISCIPLINARES”
Mediador: Georgino Souza Neto- Mestrando em Lazer (Universidade Federal de Minas Gerais) / Professor efetivo da UNIMONTES.
“A CARTOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR”
Mediadora: Sofia Neta- Especialista em Metodologia do Ensino Superior / Professora da UNEB Campus XVII / Bom Jesus da Lapa e Colégio Nóbrega - Guanambi.
Mediadora: Gildalva Araujo da Silva Nascimento- Especialista em Metodologia do Ensino Superior / Professora da UNEB Campus VI / Caetité e Colégio Nóbrega - Guanambi.
EDUCAÇÃO ESPECIAL: “A CORAGEM DE APRENDER VENCE O MEDO DE ENSINAR”
Mediadora: Dinara Sandra da Silva Morais- Especialista em Docência do Ensino Superior e Farmácia.
“MÚSICA NA EDUCAÇÃO”
Mediador: Alessandro de Oliveira Ramos- Teoria Musical, Cursando Bacharelado em Teologia com Habilitação em História.
“CIÊNCIAS: COISA BOA DE SE FAZER”
Mediadora: Cleide Alves Teixeira- Pedagoga/UNEB / Licenciada em Biologia / Especialista em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia / Graduanda em Bacharelado em Enfermagem/UNEB.
“LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: Reflexão e práticas necessárias à escola
Mediadora: Tatyanne Gomes Marques- Pedagoga / Mestranda em Educação pela FAE/UFMG / Especialização em: “O ensino da língua portuguesa através da literatura” e “Educação infantil e séries iniciais”.
“EDUCAÇÃO DIGITAL – Ferramentas de produção disponíveis nos computadores”
Mediador: Welton Dias Castro- Graduando em Ciências da Computação.
LÍNGUA ESTRANGEIRA – “Aprender sempre para ensinar mais”
Mediadora: Adriana Viana Boa Sorte- Graduada em Pedagogia / Especialista em Inglês com LE e Pós-graduanda em Tradução de Inglês.
“EJA – ESCOLARIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, DOCÊNCIA”
Mediadora: Sônia Maria Alves de Oliveira Reis- Mestre em Educação e Inclusão Social FAE-UFMG / Psicopedagoga, autora de artigos e capítulos de livros na área de escolarização de jovens e adultos e educação popular / Professora da UNEB.
"RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA”.
Mediadora: Nádia Cardoso- Graduada em Antropologia / Especialista em Direitos Humanos e Mestre em Educação.
“O TEATRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO”
Mediador: Joelton Pereira de Oliveira (Jó Oliveira)- Licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB/ Ator / Diretor de teatro / Radialista e Jornalista.
Educar é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É saber aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos aquele que seja compatível com seus valores, sua visão de mundo e com circunstâncias adversas que cada um irá encontrar.