Plenária discute melhorias para aquicultura e pesca no litoral sul

“Consolidação de uma política de estado para desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca” foi o tema central da 1ª Plenária do Litoral Sul da Bahia, realizada na última quarta-feira (27), em Itacaré. Realizado na quadra poliesportiva do Colégio Manoel Castro, o evento reuniu membros de associações, cooperativas e colônias de pesca não apenas da cidade onde foi realizado, mas também de Ilhéus, Canavieiras, Una, Ubaitaba e Aurelino Leal.


A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceplac, SEBRAE, BahiaPesca e Instituto de Turismo de Itacaré (ITI). Durante a Plenária de Aquicultura e Pesca do Litoral Sul da Bahia foram eleitos delegados que irão apresentar as demandas regionais durante a conferência estadual, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de julho, em Salvador. A próxima etapa será uma preparação para o evento nacional, previsto para o mês de outubro, em Brasília.

Durante a abertura da Plenária, o superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, Marcelino Galo, falou sobre a necessidade dos pescadores e marisqueiras da região se organizarem a fim de lutar pelo desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca. Segundo ele, o evento possibilitou a oportunidade de valorizar esta atividade significativa, construindo políticas participativas que venham atender às necessidades do segmento. “Além de viabilizar o diálogo, o governo Lula reconhece a importância da pesca ao criar um Ministério específico para tratar das ações voltadas ao setor”, complementou.

O Deputado Estadual Edson Pimenta acompanhou o início do evento, lembrando que a pesca compõe, junto com o turismo e a agricultura, as bases econômicas da região. Desta forma, pescadores e marisqueiras devem lutar pela valorização do seu trabalho e alternativas para incrementar seus rendimentos. Ele ainda aproveitou o momento para anunciar algumas benfeitorias conseguidas para Itacaré, como a liberação da licença ambiental para eletrificação da comunidade quilombola de João Rodrigues.

O prefeito Antônio de Anízio agradeceu ao superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal por ter escolhido Itacaré como sede da 1ª Plenária de Aquicultura e Pesca do Litoral Sul da Bahia. “Esperamos que o diálogo com o poder público possa dar subsídios para que os pescadores e marisqueiras se organizem para usufruir de uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

Outras autoridades que acompanharam o evento foram o vice-prefeito de Itacaré, Rosival Bispo, a representante da gerência regional do INSS, Polyanna Magalhães; o chefe da unidade técnica do litoral sul da Bahia Pesca, Edvaldo Ferreira, e o chefe do escritório da Ceplac, Paulo Roberto de Sá. O coordenador regional do PCdoB e vereador de Itabuna, Wenceslau Junior, também participou do início dos trabalhos da Plenária.

Após a solenidade de abertura, o evento seguiu com palestras ministradas por Marcelino Galo e pelo analista ambiental do setor de pesca do IBAMA, José Armando Magalhães. Eles responderam a questionamentos dos pescadores e marisqueiras presentes e tiraram dúvidas sobre a legislação e projetos ligados ao setor de aquicultura e pesca. Após o intervalo do almoço, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. Alguns sub-temas abordados foram: problemas enfrentados pela pesca artesanal, desafios da aquicultura familiar e dificuldades das mulheres no processo de produção, beneficiamento e comercialização do pescado.

De acordo com o secretário Ricardo Brazão, a 1ª Plenária de Aquicultura e Pesca foi um sucesso e ajudará a impulsionar o desenvolvimento do setor no município. “Estamos buscando mais parcerias com os governos estadual e federal, para que os pescadores e marisqueiras de Itacaré incrementem seus rendimentos e fortaleçam a atividade”, declarou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)