Assinada ordem de serviço para a recuperação do aterro de Itariri

Importantes serviços foram entregues à comunidade de Ilhéus e da região sul da Bahia durante a passagem do governador Jaques Wagner à cidade. Além de inaugurar o vôo da empresa Trip, que passará a atuar regularmente ligando Ilhéus a Salvador e a Vitória (ES), o governador, o prefeito Newton Lima e demais autoridades locais e estaduais realizaram a inauguração oficial da reforma estrutural e iluminação cênica da Ponte Lomanto Júnior. Wagner também assinou contrato que garante o início das obras dos dois módulos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT).

A cidade também foi contemplada com a assinatura da ordem de serviço para o início da requalificação física e gerencial do aterro sanitário do Itariri. O novo modelo de gestão prevê a retirada gradativa de aproximadamente cento e trinta pessoas que vivem no local e que têm o recolhimento de lixo como principal fonte de renda. Também está prevista a construção de galpões para a implantação de programa de coleta seletiva com inserção desses catadores. De acordo com estudos feitos pela Conder e pela secretaria municipal de Engenharia e Obras a maior parte dessas pessoas possui residência entre Ilhéus e Itabuna, mas utilizam o local para moradia e trabalho.
A assinatura para o início das obras de recuperação marca uma luta da atual gestão Newton Lima que vem atuando desde maio do ano passado juntamente com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), discutindo políticas sociais a serem desenvolvidas junto às famílias dos catadores do lixo que vivem no local. Para isso foi feito o levantamento e acompanhamento dessas famílias, que foram assistidas por programas sociais, por serviços de saúde, através de mutirões periódicos com consultas e exames, através de ações conjuntas entre as secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho, e Saúde. Ainda como parte desse acompanhamento, as famílias serão assistidas com auxílios durante o processo de transição e por assistentes sociais designadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), entre outras ações.
Para Newton Lima a vinda do governador e a entrega desses serviços de grande relevância “demonstram a preocupação do governo estadual em dotar a cidade de uma infra-estrutura exemplar a fim de suprir a demanda que virá com a implantação de grandes projetos como o Porto Sul”. De acordo com os técnicos do Conder o projeto deve ser executado ainda no primeiro semestre e também vai abranger a implantação de um modelo de gestão de limpeza urbana, que vai contemplar coleta, varrição e formas de destinação final de resíduos sólidos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)