O acesso das micro e pequenas empresas ao mercado internacional é o objetivo do Sistema de Apoio à Exportação (SAX), projeto desenvolvido pela prefeitura de Santo André (SP), e serve de exemplo para os demais municípios brasileiros. O programa propõe principalmente desenvolver ações que projetem a capacitação, orientação e fortalecimento das empresas locais.
A falta de informações sobre o mercado internacional, o desconhecimento do processo de inclusão no comércio externo – documentação necessária e nos trâmites de exportação – e a maneira de como as empresas podem se adequar para competir são algumas das dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas e também pelos municípios.
Diante desta realidade, esclarecer as dúvidas, fomentar a exportação e disseminar essa cultura são ações primarias do Sistema. Para, posteriormente, gerar relacionamentos e parcerias com organismos e instituições nacionais e internacionais.
A execução do projeto propicia benefícios em toda a cadeia econômica, pois uma empresa capacitada e devidamente legalizada alcança novos mercados, aumentar vendas e, consequentemente a produção. Com essa expansão surge a necessidade de novas contratações e maior consumo de matéria prima.
Ações do SAX
• O ciclo de palestras do ABC para o Mundo: palestras com Embaixadas, Câmaras de Comércio, Consulados para debater sobre economia, cultura e costumes dos países que representam, levantando os aspectos mais importantes que uma empresa brasileira interessada em exportar para aquele determinado país deve levar em consideração.
• Visitas Técnicas: quando um grupo de empresários para conhecer in loco alguma das etapas que seus produtos deverão passar quando exportados, como exemplo: a visita ao Porto de Santos, Correios e EADI’s.
• Curso Capacitar para Exportar: cursos e consultorias gratuitos a número limitado de empresas que demonstrarem interesse e comprometimento com o projeto e com a internacionalização da empresa. O curso Capacitar para Exportar é dividido em três módulos: básico, intermediário e avançado.
• Participação em feiras e eventos internacionais: a participação das empresas em feiras e eventos internacionais representa uma das formas mais eficazes de estudar um mercado, conhecer a concorrência, identificar um representante e promover vendas. Participar de feiras internacionais no Brasil e no exterior é também um meio de aproximação com o mercado que se quer conquistar. Mais informações pelo e-mail