Saúde considera que dengue está sob controle em Itabuna

Ao considerar que a dengue exige uma vigilância e um controle permanentes, inclusive com a mobilização da comunidade, o secretário de Saúde, Antônio Vieira acredita que o avanço da doença já está sob controle, com ênfase para as ações de atendimento aos pacientes com suspeita da doença e combate aos focos nos bairros. A cidade registrava até o dia 24, 4.214 casos, dos quais 105 com complicações e destes 52 de dengue hemorrágica, com um total de 17 óbitos, dos quais 11 de pacientes de Itabuna e seis de outros municípios.


Um dado que ele considera importante é que nos últimos dias não ocorreu nenhum óbito em Itabuna e todos os pacientes internados estão sem anormalidades, saindo de um quadro critico, com provável recuperação de todos eles, como é o caso de um internado no Manoel Novaes e outro no Hospital de Base: “Temos ainda uma criança internada na CTI do Hospital Calixto Mildej,com um quadro considerado estável”.


Antônio Vieira informou que tem visitado diariamente todos os postos e unidades de atendimento, observando que já ocorre uma tendência decrescente no número de pacientes: “ Nós tínhamos uma média de mais de 100 casos por dia e o volume de atendimento nos vários postos de saúde e hospitais já tende a cair graças ao trabalho dos agentes de endemias e de saúde em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Associações de Moradores que vêm intensificando a realização de mutirões em áreas críticas,com apoio de voluntários que aderiram a essa guerra contra a dengue”, complementou.

O secretário da Saúde destacou ainda como importante o reforço das equipes de médicos militares, que têm dado suporte no Hospital de Base,com duas equipes da aeronáutica, sendo uma das 7 ás 13 horas e a outra das 13 às 19 horas, fazendo a triagem dos pacientes e seguindo o protocolo de manejo da dengue preconizado pelo Ministério da Saúde.

No Hospital de Base, dos 22 leitos destinados para crianças somente nove estão ocupados e dos oito leitos destinados para adultos, apenas dois estão sendo utilizados, sendo um deles por um paciente do Banco da Vitória e outro de São José das Vitórias. O secretário também aguarda no final de semana, o anúncio nos níveis de infestação predial, um levantamento que está sendo concluído agora. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).