Será realizado nesta 5ª feira, dia 26, em Ilhéus, grande encontro com orientadores educacionais

Com o objetivo de ouvir e atender às principais necessidades dos orientadores educacionais da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, promove nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 14 horas, um grande encontro com profissionais da área. Denominado “Tempo de estabelecer laços”, o evento acontecerá no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, centro da cidade, e será aberto pelo secretário de Educação, Sebastião Maciel.

A coordenadora educacional Sandra Catharina Santos enfatiza que a realização do encontro, que também contará com a participação de gestores escolares, é de grande importância para a rede municipal de ensino, “uma vez valoriza profissionais que prestam assistência ao alunado no plano social, emocional e cognitivo”. Ela informa que o “Tempo de estabelecer laços” contará também com a participação de várias entidades, como Caps, Conselho Tutelar, Ministério Público, Projovem, Peti e Projeto Sentinela.

Criada no governo Newton Lima, a Coordenação de Orientação Educacional tem o papel de fortalecer o trabalho dos orientadores. “A Prefeitura de Ilhéus concluiu que os orientadores ficavam isolados nas diversas unidades escolares da rede municipal. A coordenação foi criada, então, para unificar esse trabalho e dar, também, um maior suporte a esses profissionais, tão importantes no dia-a-dia das escolas”, enfatiza Sandra.

Melhoria - A orientação educacional é uma área que atua no processo pedagógico com a finalidade de colaborar para a formação dos alunos. No contexto atual, busca uma maior aproximação com o projeto pedagógico da escola, priorizando não mais atender “alunos-problema”, mas discutir, com todos os alunos e professores, os problemas vivenciados e as possíveis soluções. Especialistas acreditam que a Orientação possa contribuir positiva e significativamente para a melhoria da qualidade de ensino, bem como para a busca de uma sociedade mais justa, democrática e humana.

Em última análise, o orientador educacional é um profissional que exerce um papel político-pedagógico na relação com a escola e com a sociedade em geral. Como profissional voltado para a educação pedagógica, o orientador deve contribuir para uma educação de qualidade, com atendimento às necessidades individuais e sociais, tendo em vista a construção de uma sociedade melhor. A função do orientador educacional deve ser entendida como um projeto que tende a proporcionar os meios necessários para a formação integral e personalizada do aluno em todas as suas capacidades. A idéia é procurar ajudar o estudante na formação de uma cidadania crítica e na construção do conhecimento; facilitar as condições de aquisição desse conhecimento; e promover as interações e toda a teia de relações capazes de envolver o sujeito e o meio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilheus).