Itacaré acerta detalhes para inaugurar seu primeiro CRAS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itacaré está ajustando os últimos detalhes para implantar a primeira unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Com projeto elaborado, psicóloga e assistente social contratadas, falta o levantamento do espaço físico que abrigará a chamada Casa da Família, prevista para ser instalada no Alto da Boa Vista. “Queremos que tudo esteja dentro especificações do Governo Federal para que a inauguração ocorra ainda no próximo mês”, informou o secretário Cirilo Santos.


O primeiro CRAS de Itacaré estará sediado em área estratégica, abrangendo localidades de altos índices de risco e vulnerabilidade social. O Alto da Boa Vista é próximo ao bairro Santo Antônio, que com mais de seis mil habitantes, é o mais populoso e carente do município. A unidade terá capacidade para atender até 2,5 mil famílias que vivam em situação de extrema pobreza.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera a implantação do Centro de Referência da Assistência Social imprescindível para devolver a cidadania e elevar a auto-estima das famílias que serão acompanhadas. Segundo ele, a instalação da unidade será o cumprimento do compromisso assumido durante sua campanha eleitoral. “Nossa intenção é trabalhar para que mais CRAS sejam estabelecidos em outras localidades carentes”, declarou Antônio de Anízio.

O que é o CRAS - O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública da política de assistência social que conta com apoio logístico e operacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), supervisão técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e co-financiamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Através desta parceria, são desenvolvidas ações que visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, contribuindo para o processo de autonomia dos cidadãos.

As unidades do CRAS também são conhecidas como Casas da Família, onde são realizados cadastros e acompanhamentos de programas assistências, além de encaminhamentos para serviços das redes de saúde e educação. Nos espaços, ainda são oferecidos cursos profissionalizantes e atividades sócio-educativas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).