Projeto de qualificação beneficia 420 jovens no município de Lauro de Freitas

O caminho para o mercado de trabalho será mais tranqüilo para 420 jovens de Lauro de Freitas que participaram da aula inaugural do programa de qualificação Juventude Cidadã, na última segunda-feira (16), no Centro de Cultura. O programa, que deve beneficiar cerca de 10 mil alunos da rede pública em todo Estado, conta com recursos do Estado e do Governo Federal e é executado através da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).


Segundo o coordenador geral do programa, Sander Scofield, da Flem, Lauro de Freitas foi um dos municípios com maior número de jovens. São duas turmas de 210 alunos e ex-alunos de escolas públicas do município e do Estado, que no contraturno escolar terão 600 horas de aulas. “Eles terão a formação em direitos humanos, cidadania, qualificação profissional e prestação de serviços voluntários à comunidade”, disse Scofield. O aluno que participar do módulo de Serviço Civil Comunitário terá, durante seis meses, uma bolsa auxílio de R$120,00.

A jovem Elane Silva Santana, aluna do Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, em Itinga, tem boas expectativas em relação ao programa. “Sei que quanto mais conhecimento e qualificação tiver, mais chances terei de conseguir uma vaga de trabalho”. Diele Souza Gonzalez, que já concluiu o segundo grau, não dispensou o curso. “O meu irmão soube do projeto no colégio e me trouxe um formulário de inscrição. Achei que seria uma ótima oportunidade de ter experiência na área que pretendo trabalhar”.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta no anexo do colégio Bartolomeu Gusmão, no Centro e no Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (Pusai), atrás da Unime. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).