Dois eventos ligados à questão ambiental serão realizados hoje em Ilhéus

Dois importantes eventos ligados à questão ambiental estarão sendo realizados amanhã, dia 20, em Ilhéus. Programado para às 10 horas, o primeiro acontecerá na Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), localizada no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade. Através de palestras, exposições e apresentações teatrais, a instituição estará prestando uma homenagem ao Dia Internacional da Água, celebrado em todo o mundo no dia 22. O segundo evento, por sua vez, reunirá os moradores da Lagoa Encantada, que, ao lado de técnicos da secretaria municipal do Meio Ambiente, discutirão a importância do combate à pesca predatória local, bem como a ausência de recursos físicos e humanos da Apa do Rio Almada (antiga Apa da Lagoa).


O Dia Internacional da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a proposta de estimular, anualmente, a promoção de um grande debate sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. “A ONU entendeu a relevância de discutir o assunto porque, apesar da água constituir dois terços do planeta, somente 0,008% deste total é potável, ou seja, própria para o consumo”, lembra o diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro da Silva. Para piorar, grande parte das fontes desta água (presente em rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem contemporâneo. Por isso, foi instituído o Dia Internacional da Água, cujo objetivo é criar um momento de reflexão, conscientização e elaboração de medidas capazes de resolver o problema.


Já a reunião promovida pela secretaria municipal do Meio Ambiente, prevista para às 15 horas, tem a finalidade de ouvir os moradores da Lagoa Encantada, bem como promover uma discussão preliminar sobre algumas propostas voltadas para o combate à pesca predatória na região. O secretário Antônio Olímpio Informa que uma das idéias iniciais é criar, através de portaria, um comitê provisório para monitorar a Lagoa Encantada. Na visão dele, como a Apa (Área de Preservação Ambiental) do Rio Almada está com dificuldades de fazer o trabalho em função de diversas carências, a Secretaria do Meio Ambiente, ao lado da comunidade e de diversas outras instituições, fará um grande esforço para combater alguns dos principais problemas da localidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).