Diretor de Pesquisas da SEI eleito presidente do Conselho Estadual Tripartite

O novo presidente do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda da Bahia é o diretor de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, José Ribeiro Soares Guimarães, eleito, na manhã de ontem (dia 19), por unanimidade, em reunião realizada na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

José Ribeiro assume o cargo pela segunda vez (a primeira em 2006/2007) e tem agora dois desafios pela frente: a implantação do Observatório do Trabalho (site de estudos) e a criação de um boletim de comunicação para reportar as atividades do Conselho. O novo presidente toma posse na reunião do próximo dia 16 de abril.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (Fonset), Nilton Vasconcelos, aplaudiu a escolha do grupo e disse que vai contribuir para que a nova gestão obtenha o sucesso desejado. Falou, ainda, que o Governo do Estado vem investindo na qualificação e na capacitação dos trabalhadores e que o foco da Setre tem sido o microempresário e os profissionais autônomos. “Nesta sexta-feira, por exemplo, receberemos 29 prefeitos ou seus representantes para tratar da abertura de novas unidades do CrediBahia no interior do Estado”.
Melhoria – Um estudo sobre o comportamento da economia e do mercado de trabalho na Bahia na atual crise financeira mundial foi apresentado pelo diretor de Pesquisas da SEI durante a reunião, dirigida pela atual presidente Maria das Graças Xavier. Segundo José Ribeiro, “a crise não é marola e nem tampouco uma tsunami. É real. Mas, o resultado do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego já sinaliza, que a Bahia e Sergipe, entre os estados do Nordeste, foram os que tiveram melhores resultados”. Segundo dados do Caged, depois de três meses apresentando saldo negativo, o número de empregos voltou a crescer, com 9.179 novos postos de trabalho. Na Bahia, foram criados 422 novos empregos e no estado de Sergipe o saldo foi de 720.
Para ajudar a combater a crise na Bahia, José Ribeiro apontou ações que vão desde a disseminação do microcrédito até o aprofundamento da implantação da Agenda Bahia do Trabalho Decente, passando pela manutenção da Mesa de Negociação Permanente entre empregados, trabalhadores e o governo. Juventude – Antes da eleição, o consultor em construção civil da Fundação Odebrechet, Cristophe Hoet, fez uma exposição do projeto “Construindo Juventude Melhor”, ora em implantação na região do Baixo Sul da Bahia. Voltado para jovens desempregados, entre 18 e 27 anos, o projeto tem duração de 18 meses, alterna atividades em sala de aula e em obras. As 18 disciplinas previstas tratam de matérias essenciais como Português e Matemática até Tecnologia da Construção Civil e Leitura e Interpretação de Projetos e Desenhos. A grande estratégia do projeto, orientada pela organização “Companheiro do Dever” – que tem mais de nove séculos de existência - é a implantação de um centro de formação de uma elite da construção civil no Brasil. (Fonte: Ascom/Setre).