Projeto de Lei cria e delimita o perímetro dos bairros de Ilhéus

O prefeito Newton Lima enviou ao Poder Legislativo ilheense projeto de lei que cria e delimita os bairros da cidade, ampliando a zona urbana até o limite do município de Itabuna. Um dos objetivos do governo municipal é passar a contar com informações precisas sobre a cidade e sobre a sua população a partir do Censo de 2010, que será realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Na mensagem enviada à Câmara de Ilhéus, Newton Lima lembra que informações mais precisas sobre o município, tais como número de habitantes, faixa etária, renda familiar, número de domicílios, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, ligações de água, esgoto, energia e telefone, serão de grande valia para que o governo elabore novos e importantes projetos visando captar recursos junto aos governos estadual e federal.
Na mensagem, o prefeito Newton Lima solicita que o projeto de lei seja apreciado em regime de ‘urgência urgentíssima’ visando encaminhá-lo, ainda este ano, ao IBGE, propiciando, dessa forma, a sua utilização na próxima contagem nacional. “Uma das características do projeto enviado à Câmara Municipal é que o mesmo respeitou os mapas censitários utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, traçados que constituem verdadeiras demarcações históricas dos bairros ilheenses”, enfatiza o secretário de Governo e Projetos Estratégicos, José Nazal. Ele acrescenta ainda que, a exemplo de inúmeras outras cidades brasileiras, os bairros da cidade jamais estiveram definidos em lei, “realidade que, com a aprovação da Câmara, passará a existir”.
Bairros – O projeto de lei cria e delimita o perímetro de 27 bairros: São Sebastião, Centro, Teresópolis, Boa Vista, Cidade Nova, Conquista, Tapera, Malhado, Basílio, Esperança, Vila Nazaré, Teotônio Vilela, barra do Itaípe, Jardim Savóia, Iguape, São Miguel, São Domingos, Pontal, Jardim Atlântico, Nelson Costa, São Francisco, Hernani Sá, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Banco da Vitória, Vila Cachoeira e Salobrinho. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)