Caetano defende divisão da riqueza do pré-sal

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, defende que toda riqueza gerada pelo pré-sal sirva para promover, efetivamente, o desenvolvimento sustentável do Brasil. Presidente da Associação Nacional de Municípios Produtores (Anamup), o gestor entende que os municípios onde existam áreas de produção tenham prioridades nos royalties, mas que não sejam os únicos beneficiados.

Ele entende que o pré-sal é uma riqueza nacional e que deve ser um instrumento de redução das desigualdades e de superação da pobreza. Ainda segundo Caetano, que participou da reunião promovida pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), encerrada ontem (01/12), em Fortaleza (CE), todos os municípios devem ser beneficiados. O presidente da Anamup lembra que o atual sistema de exploração e distribuição do petróleo não gera compensações financeiras para todos os municípios.

TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO - Os prefeitos de Camaçari e de São Bernardo do Campo (SP), Luis Marinho, foram indicados para, junto com a Anamup, acompanhar a tramitação da matéria no Congresso Nacional. A expectativa é que os municípios sejam convidados a participar dos próximos debates sobre o projeto.

Além de Caetano, também compôs a mesa do encontro, que reuniu 150 prefeitos, o assessor especial da presidência da Petrobrás, Sidney Granja, e o prefeito de Divinópolis, Wladimir Azevedo. Fonte: Ascom, da Prefeitura de Camaçari).