Ilhéus e Rizhao assinam tratado de cooperação cultural e econômica

A cidade de Rizhao (localizada no Leste da China) e Ilhéus são parceiras em projetos culturais, esportivos e, principalmente, econômicos. Em seu gabinete, o prefeito Newton Lima e o vice-prefeito daquela cidade, Zhang Xichen, assinaram o documento denominado de “Tratado de Cidades”, ou “Irmanamento”, consolidando a realização do intercâmbio que envolve, inclusive o Projeto Intermodal (Porto Sul), uma vez que a comitiva chinesa incluía diretores da empresa que administra o porto de Rizhao, o nono maior terminal marítimo chinês.

Acompanhado dos secretários de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Nazal Soub e Alfredo Landim, respectivamente, o prefeito Newton Lima comemorou a visita e o grande interesse dos empresários chineses em conhecer o projeto em detalhes visando futuro investimentos. “Para nós ilheenses, que acreditamos e apostamos no Porto Sul como um divisor da nossa história econômica, a visita da comitiva chinesa deixa patente o quanto o empreendimento vai propiciar a geração de emprego e renda não só para o nosso município como também para toda região”, afirmou.

Por sua vez, Zhang Xichen disse estar bastante satisfeito por se encontrar em Ilhéus, “que é uma cidade que está investindo e apostando no futuro, e estamos aqui para colaborar com nossa experiência”. O vice-prefeito de Rizhao, assim como a diretora Wang Lingli fizeram questão de expressar a sua satisfação, afirmando que a beleza natural de Ilhéus impressionou à todos, solicitando que antes de embarcarem gostariam de conhecer mais pontos turísticos do município.

Durante a assinatura do “Tratado de Cidades”, o prefeito Newton Lima disse que, da parte de seu governo, tudo fará para que esse intercâmbio seja encaminhado com rapidez, tendo Zhang Xichen também declarado que o documento marca o sucesso da visita da comitiva, “e de agora em diante vamos tratar de nos aproximar ainda mais, pois as nossas cidades têm muito em comum, principalmente em buscar formas de investir pensando no futuro”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)