Ministro Patrus Ananias hoje no CIAPRA

O presidente do Consórcio Intermunicipal do Apa do Pratigi (CIAPRA) e prefeito de Ituberá, André Lisboa Filho convida a todos os municipalistas baianos para a solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o CIAPRA, com interveniência da Fundação Odebrecht. O evento será realizado hoje (dia 2 de dezembro), às 15h na na Avenida Luis Viana Filho, 2841, Edf. Odebrecht, Paralela, e contará com a presença do ministro Patrus Ananias.

O Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi possui um claro objetivo: permitir o crescimento de toda a região integrante da APA. Para alcançar tal resultado torna-se indispensável à formação de organismos capazes de enfrentar os problemas que afligem sua população. Prefeituras e câmaras são ferramentas de máxima expressão da vida local e regional. Sendo assim, torna-se imprescindível reconhecê-las, prepará-las e habilitar seus agentes tornando-os aptos a participar de forma ativa e operacional no que possibilite tal crescimento.

Com esse propósito, o Consórcio tem realizado um imenso trabalho com a finalidade de reunir, informar e aperfeiçoar os profissionais dos municípios, nivelando a qualidade da prestação do serviço público, formando por sua vez quadros de funcionários cada vez mais competentes. As reuniões e cursos que vem sendo realizados possuem uma freqüência ímpar quando comparados aos padrões municipais aplicados na Bahia.

Além disso, não perdendo o foco dos seus objetivos superiores, um conjunto de ações vem sendo realizado com o intuito de regularizar, perante órgãos e instituições, a situação dos municípios consorciados, obtendo com isso investimentos para a região da APA do Pratigi. Reuniões ocorridas com a diretoria do BNDES e também a apresentação dos Programas do FNDE - fundo de educação ligado ao Ministério da Educação, atestam para os avanços na busca pela capitação de recursos para os municípios do CIAPRA. Este caminho adotado evidencia a força da integração provida pela vontade constante de mudar e fazer crescer os municípios. Os caminhos do Consórcio sinalizam, efetivamente, novos rumos para a região.