Ações do Programa Despertar em Poções ajudam na educação

O Núcleo do Programa Despertar de Poções, participou da reunião regional em Jequié, segundo o Coordenador Rafael Freitas Brito, o município este ano teve saldo positivo devido a ajuda da Secretaria Municipal de Educação. Rafael disse na reunião que todos os projetos levados para as escolas foram aprovados pelo Prefeito Luciano Araújo Mascarenhas. Na reunião foram discutidos entre os municípios as formas de ações do programa.

Poções se destacou segundo Rafael Brito, pela parceria com os órgãos do município e do Estado para desenvolver o aprendizado dos professores e alunos das escolas da zona rural: Verde Vida, a Horta Escolar, produziu alimentos saudáveis e ensinou uma profissão para os alunos em Morrinhos e Mundo Novo; Viagens ecológicas para defender a natureza como a do Lixão, Pedreira, Amianto e a estação de tratamento de água da Embasa, provou que cuidar da natureza é cuidar da vida; Curso de Olericultura Básica ministrados pela equipe do Senar em Bandeira Nova, Serra Grande e Evando Mascarenhas, formou novas opiniões sobre a produção do setor de olarias e a coordenação participou das reuniões do Condema, levando idéias e soluções para o meio ambiente no município.


O Programa Despertar este ano tem muitas ações realizadas, como a implantação de um viveiros de mudas florestais de São João, Ipê e Pau-Ferro, foram confeccionadas 500 mudas e o plantio já começou nas escolas com 60 mudas plantadas. O coordenador Rafael citou ainda a participação dos professores, técnicos, biólogos e agrônomos, na trilha ecológica na Serra da Balança, encontro este com 24 professores estudando e coletando dados para conhecimento e aplicação em defesa da natureza na região.

Para fechar o ano o programa está realizando o concurso de desenhos para alunos de 1ª a 4ª série, Redação para alunos de 5ª a 8ª série e Experiências Pedagógicas para professores. Os trabalhos tem como tema o meio ambiente. “Uma mesa examinadora com 3 membros da Secretaria Municipal de Educação julgarão os trabalhos e as três modalidades premidas receberão os prêmios na escola de cada vencedor”, disse Rafael.

O Programa Despertar núcleo de Poções programa para 2010 vários projetos. Segundo Rafael Brito, a direção regional em Jequié e Salvador buscaram este ano a qualidade. Para ele o apoio do prefeito Luciano Mascarenhas demonstra a confiança em um trabalho voltado para ajudar a formação dos professores e a qualidade do ensino na zona rural, chegando ao aluno de forma responsável e para todos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)