31 casas populares são entregues às famílias carentes

Como forma de oferecer mais qualidade de vida aos munícipes, o Governo do Desenvolvimento e Cidadania entregou 31 casas populares para 31 famílias em situação de vulnerabilidade em São Desidério. Construídas com recursos próprios do município, por meio do Programa Viver com Cidadania, as novas casas foram inauguradas no sábado, 28.

Dona Edite Ramos Gama é uma das moradoras contempladas. Ela tem oito filhos e além de chefiar a família, precisava pagar aluguel da casa em que vivia. “Hoje posso dizer que estou muito alegre e satisfeita, pois não esperava receber essa casa. Agora o dinheiro que pagava o aluguel vou poder investir nos meus filhos e plantar alguma coisa no fundo do meu quintal”.

O novo conjunto habitacional esta localizado na Rua Boa Esperança no bairro Alto do Cristo. As obras foram iniciadas ainda na gestão do ex-prefeito Arnon Lessa. Cada moradia possui uma sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Além disso, a prefeitura dotou o local de água encanada, energia elétrica e pavimentação com bloquete em cada uma das três ruas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira, as famílias contempladas foram selecionadas mediante critérios como renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo, famílias que apresentam pessoas com deficiência e onde os chefes de família são as mulheres. “A assistência social é uma política voltada para as famílias que não têm condições de prover a própria subsistência. O Programa Viver com Cidadania é uma ação realmente para quem precisa. Ele materializa um sonho para as famílias que não têm segurança habitacional. Mas esse sonho se estenderá para mais 102 famílias que posteriormente também serão contempladas com moradia. Não há sorteio para aquilo que é direito do cidadão”.

O vice-prefeito Demir Barbosa destacou a importância de levar o Programa Municipal Viver com Cidadania para outros pontos de São Desidério. “É uma alegria participar de um governo que dá moradia para as pessoas carentes não desconsiderando que o nosso município é grande. Em mais de 100 povoados, sempre existe um ou outro que ainda precisa de uma casa. Não seria digno apenas construir a casa, mas também dar o lazer e outras necessidades, cuidado que estamos procurando sempre atender”.

O prefeito Zito Barbosa assegurou aos moradores que no próximo ano, a prefeitura dará sequência ao projeto de urbanização iniciando uma série de benfeitorias. “Dentre todas as obras que inauguramos para mim, esta é a mais importante. No próximo ano nós iniciaremos aqui nesse mesmo terreno a construção de uma quadra poliesportiva e uma bonita praça para oferecer mais conforto e lazer não somente aos contemplados com essas casas populares, mas a todos os moradores que vivem nesse bairro”.

Mais casas – Ao todo 70 casas estão sendo construídas no município para a melhoria da qualidade de vida dos moradores que se encontram à margem da carência. “Os recursos disponibilizados pelo Governo Federal só dariam para construir 14 casas pequenas e insuficientes para atender às necessidades dessas famílias. Em Sítio Grande, ainda este ano, serão entregues 22 casas”, completou o prefeito Zito Barbosa. Além da construção de casas a prefeitura também viabiliza programa de melhoria habitacional e instalação de unidades sanitárias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)