Ilhéus adere ao Dia Nacional em Defesa dos Municípios

O prefeito Newton Lima já garantiu sua participação no protesto a nível nacional promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela União das Prefeituras da Bahia (UPB), com a finalidade de informar à população e tentar sensibilizar as autoridades federais sobre as sérias dificuldades financeiras que os gestores encontram para administrar seus respectivos municípios. Entretanto, para que não aja prejuízos para a população e nem prejudicar a área de arrecadação do município, o prefeito determinou que todos os setores da Prefeitura funcionem normalmente nesta sexta-feira, dia 23.

Nesse sentido, a diretoria da UPB programou para o dia 23 uma grande concentração de prefeitos, em Salvador, para reivindicar melhorias nas transferências feitas pelo governo federal aos municípios, uma vez que houve uma queda substancial nos índices de repasses: 4,8% de retenção no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que equivale a R$ 1,6 bilhão a menos nos cofres municipais; queda de 67,7% na Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (CIDE), entre outras fontes de renda que terminaram afetando o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), gerando dificuldades para s Prefeituras honrarem pagamento do Piso salarial do Magistério Público.

Em Ilhéus, ressalta o prefeito Newton Lima, é com enormes dificuldades que vem sendo possível a manutenção dos serviços básicos, a exemplo da coleta do lixo, iluminação pública, manutenção dos postos de saúde em funcionamento, “e mesmo com um forte corte nas despesas realizado por todos os setores administrativos, somente na última terça-feira, dia 20, foi possível quitarmos a folha de pagamento salarial de setembro referente aos ocupantes de cargos comissionados”. Por isso, diz, a presença de todos os prefeitos do Sul da Bahia é imprescindível no encontro em Salvador, no Dia Nacional em Defesa dos Municípios. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)