Dia Nacional em Defesa dos Municípios mobiliza prefeitos da Bahia

Traçar estratégias e mobilizar as 417 prefeituras da Bahia para o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Esses são os planos do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia. O movimento marcado para amanhã, sexta-feira, dia 23 de outubro foi idealizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com os presidentes das entidades estaduais, durante mobilização no Senado Federal, no dia 23 de setembro. Na ocasião, os representantes municipalistas decidiram fixar uma data para que todos os Municípios brasileiros possam expor aos moradores o reflexo da crise econômica nas contas das prefeituras. “É preciso mostrar à população os resultados da crise. Pois, ela, muitas vezes, não tem conhecimento de nossas dificuldades”, defende Maiai.

Roberto Maia julga relevante o Dia Nacional em Defesa dos Municípios, por acreditar na falta de conhecimento por parte da população. “Ela (população) não acompanha de perto as arrecadações. Então, cobra serviços públicos que os gestores estão com dificuldades para cumprir. Por isso vamos chamar a imprensa e falar com a população sobre o déficit nas arrecadações”, justifica.
A primeira medida adotada para a organização deste movimento pela UPB foi uma reunião com presidentes de entidades regionais e microregionais dos 417 municípios da Bahia. De acordo com relato de Roberto Maia, os prefeitos gravaram vinhetas para rádios locais convidando os demais gestores e alertando e pedindo o apoio dos moradores para a ação. “Queremos que o maior número de prefeitos se desloque a Salvador, no dia 23, para a grande reunião. Inclusive com a presença de deputados e senadores” convoca Roberto Maia.
Para Roberto Maia, a presença, não só dos prefeitos, mas também de secretários, vereadores, deputados e senadores é indispensável para que o Dia Nacional em Defesa dos Municípios alcance toda a sociedade e a imprensa. “É importante que o prefeito se desloque para Salvador. Pois, nós precisamos divulgar nossa situação após a crise”, explica Maia, lembrando que o atendimento da prefeitura aos cidadãos não será prejudicado.


ASSUNTO: Mobilização dos Prefeitos

DIA 23: sexta-feira - Dia Nacional em Defesa dos Municípios

LOCAL: Sede da UPB, Terceira Avenida do CAB

HORÁRIO: a partir das 09h

OBJETIVO: Chamar a atenção da sociedade brasileira para as dificuldades que os municípios estão enfrentando em decorrência da injusta repartição das receitas entre os entes da Federação, agravada pela atual crise econômica. E, também, pressionar as demais esferas de poder para que adotem as medidas necessárias ao correto financiamento das políticas públicas fundamentais para a população e o Congresso Nacional para que vote os projetos de lei que podem trazer soluções para esta crise.