Sessenta Municípios foram sorteados na manhã de segunda-feira, 17 de agosto, para o Programa de Fiscalização de Municípios a partir de Sorteios Públicos. O objetivo da fiscalização é apurar como foram aplicados os recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. O sorteio ocorreu no auditório da Caixa Econômica Federal e o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, estava presente.
Na 29ª edição do programa que desde 2003 sorteou mais de 1.581 Municípios, a escolha dos Municípios foi realizada por meio de equipamentos modernos e seguros como os utilizados em sorteios das loterias federais. Capitais de Estados e Municípios com população acima de 500 mil habitantes não participaram do sorteio por fazerem parte de um programa contínuo de fiscalização.
Municípios com população acima de 100 mil habitantes serão fiscalizados na área de Assistência Social. Os com população entre 20 mil e 99 mil habitantes serão fiscalizados nas áreas de Comércio, Serviços, Cultura e Agricultura. E os com número de habitantes inferior a 20 mil, serão fiscalizados, além das áreas citadas nos demais grupos, em Educação e Saúde.
Foram sorteados, também, outros dez Municípios para o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública a partir de Sorteios Públicos. O projeto de capacitação não inclui fiscalização e tem como objetivo promover a aplicação adequada de recursos e prestação de contas em Municípios com até 50 mil habitantes.
Os municípios baianos sorteados para o Programa de Fiscalização: são Itabuna, Antonio Gonçalves, Potiraguá, Igrapiúna e Fátima. E o município de Piatã foi o sorteado para o Programa de Fortalecimento.