Lauro de Freitas passou de 143 mil habitantes (2008) para 156.936, segundo informe de estimativas anuais divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 14. A divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8443, de 16 de julho de 1992. As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e parâmetro usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
O secretario municipal de Governo, Apio Vinagre, destacou que este novo dado evidencia o crescimento do município, também fruto da migração de famílias atraídas pela melhoria da qualidade de vida local. O IBGE publica anualmente as estimativas de população de 5.565 municípios, que são aguardadas com grande expectativa porque elas determinam quanto cada cidade receberá do Fundo de Participação dos Municípios.
Em Lauro de Freitas, outros dados como o de ligações elétricas residenciais realizadas pela Coelba, levam ao questionamento dos dados do IBGE. “Hoje são quase 50 mil ligações. Cruzando esse dado com outra estimativa do próprio IBGE que aponta média de quatro pessoas por família na região, o município teria muito mais habitantes do que indica a estimativa anual”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).