Numa parceria com o Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), a Prefeitura de Itabuna está investindo na abertura de poços artesianos para a agricultura familiar. O secretário de Agricultura, Antônio Marcelino, explica que a iniciativa faz parte do Programa Água Para Todos e visa abastecer áreas da zona rural do município onde, a maioria das residências ainda não tem água para consumo e beneficiamento da produção. Como resultado dessa parceria, no último sábado (6) o secretário da Agricultura acompanhou, ao lado de técnicos e geólogos da Tecnopoços, o teste de vazão do primeiro poço numa área rural localizada em Nova Ferradas. Ele informou que o projeto visa o fortalecimento da agricultura familiar e que a água será distribuída para produtores rurais das associações como Ribeirão Seco, Serrado, Roça do Povo, Renascer e Horteiros de Nova Ferradas.
Segundo Antônio Marcelino, o projeto de perfuração de poços vai beneficiar cerca de mil produtores das associações cadastradas na Secretaria da Agricultura, que serão beneficiados com a implantação da rede de distribuição. Dos seis poços perfurados, três deram água e estão sendo submetidos a testes de 12 horas de operações para exame da vazão. O técnico da Tecnopoços, Waldir Gomes, explica que a vazão média estabilizada no poço após dois dias de perfuração é de 9,3 mil litros por hora, com uma profundidade média de 90 metros, o que dá para atender à demanda da Roça do Povo e dos Horteiros de Nova Ferradas, que fica a 1,5 quilômetros do poço.
A presidente da Associação dos Horteiros de Nova Ferradas, Ivonete Alves explica que a água representa tudo para as 64 famílias que integram a entidade. “A Secretaria da Agricultura tem nos ajudado muito e o projeto representa a realização de um sonho que era considerado impossível”. Ela disse ainda, que em função da vazão, a água também será destinada aos produtores da Roça do Povo e outros projetos em fase de implementação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).