Primeira reunião para implantação de unidadedo IFBahia em Ilhéus acontece hoje

Nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 14 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, a secretaria municipal de Educação promove a primeira reunião de trabalho voltada para a implantação em Ilhéus de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (atual IFBahia e antigo Cefet). Uma das propostas do evento, que contará com a presença de representantes do Instituto, é dar início a um movimento de construção coletiva com vistas à elaboração de um grande projeto educacional. Em março passado, o prefeito Newton Lima assinou o termo de doação de um terreno, para a construção da futura unidade do IFBahia, que se encontra localizado em Vila Cachoeira, numa área de 4 hectares, próximo ao bairro Banco da Vitória.

Segundo o secretário de Educação, Sebastião Maciel, durante a reunião, vários aspectos do projeto serão apresentados, como um histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e das modalidades de curso que ele oferece. Na oportunidade, também serão detalhadas algumas questões referentes ao concurso público para nomeação de professores e de servidores técnico-administrativos.
Maciel ressalta que estão na agenda, ainda, os seguintes tópicos: apresentação do catálogo nacional dos cursos técnicos disponíveis; resumo do processo de expansão da rede de educação profissional no Brasil; processo de construção do campus de Ilhéus, abordando as contrapartidas (obrigatórias e complementares) e a licitação para as obras; e, por fim, criação das condições necessárias para que haja uma ampla participação de todos os interessados no esboço preliminar dos possíveis cursos que serão ofertados inicialmente, definindo um calendário e criando grupos de trabalho.
Entenda o que é um Instituto Federal - Na Bahia, o Centro Federal de Educação Tecnológica foi inaugurado, em 28 de setembro de 1993, pela Lei 8.711. Com a publicação da Lei nº 11.892, sancionada pelo presidente Lula, em 29 de dezembro de 2008, todos os Cefets passaram a ser Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com isso, o CEFET-BA, instituído em 1993, passa à denominação de Instituto Federal da Bahia, que será formado por 16 campus até 2010.
A entidade oferece gratuitamente educação tecnológica profissional em todos os níveis: básico (cursos de qualificação, requalificação e profissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)