Reserva de Cassurubá vai beneficiar pesca no Extremo Sul

Em visita ao município de Caravelas, extremo sul da Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Reserva Extrativista (Ressex) do Cassurubá, atendendo a antigas solicitações de ambientalistas e da comunidade, e assinou um pacote de medidas de proteção ambiental. As ações fazem parte da meta de ampliação da proteção de áreas marinhas, do Ministério do Meio Ambiente.

A reserva pode beneficiar marisqueiros, pescadores artesanais e pessoas que vivem da pesca na região. A Ressex tem 100.687 hectares - sendo 31.996 de estuário e 68.665 de área marinha - e está localizada entre o município de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa. A área apresenta a maior diversidade de peixes e crustáceos do Atlântico Sul. A pesca nas regiões vizinhas ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, movimenta mais de R$ 100 milhões por ano.
De acordo com o Ministro do meio ambiente, Carlos Minc, a criação da reserva vai servir também para a inclusão social com valorização da cultura e da autoestima da população, além de contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável para Abrolhos.
As Ressex são unidades de conservação de uso sustentável, categoria que tem como objetivo harmonizar a exploração dos recursos naturais renováveis e o bem estar sociocultural das comunidades locais com a conservação da biodiversidade. A reserva extrativista é utilizada por populações tradicionais, cuja subsitência baseia-se na criação de animais de pequeno porte.