Conhecida internacionalmente pela sua vocação para esportes radicais, Itacaré também vem se destacando como celeiro de atletas de outras modalidades. A equipe de cinco judocas que representam a cidade está mostrando seu potencial, vencendo competições regionais e estaduais nas categorias mirim e juvenil. As últimas conquistas foram obtidas na III Copa Mares de Judô, realizada em 31 de maio em Eunápolis, e no Campeonato Baiano, que aconteceu em 25 de abril, em Salvador.
Representando a Academia Anju’s, comandada pelo Sensei Zezinho e com matriz em Nilo Peçanha, os judocas itacareenses estão fazendo bonito, voltando para casa com diversas medalhas. Os atletas são filiados à Federação Baiana de Judô e estão buscando a classificação para o Campeonato Brasileiro, cuja seletiva para uma vaga acontece entre os próximos dias 13 e 14, em Salvador. David Nascimento de Leão, de sete anos, e Leonardo Nascimento de Leão, 10 anos, foram campeões baiano mirim e na Copa Mares. Jhotana Nascimento de Leão, de 10 anos, foi vice-campeão baiano mirim e terceiro na copa regional. Na categoria juvenil, Thiago Lima, 16 anos, foi o primeiro no Campeonato Baiano e na Copa Mares. Já Daniel Nascimento, de 15 anos, também obteve o primeiro lugar na competição regional e ficou em quarta colocação na estadual.
A preparação dos jovens judocas é auxiliada pelo professor Andrei Mikalauskas, segundo lugar no Campeonato Baiano na categoria Máster e terceiro na Copa Regional Mares de Judô. Os atletas também são orientados pelo Policial Leão, responsável por levar a equipe às competições. “Contamos com o apoio da Prefeitura de Itacaré, comerciantes locais e da Oficina Junior, de Itabuna, que ajuda na manutenção do veículo utilizado nas viagens”, disse Leão. Acreditando que o esporte é uma ferramenta importante para promoção da saúde e cidadania, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura procura incentivar os judocas de Itacaré, dando auxílio para o transporte. De acordo com a titular da pasta, Irley Novais, “mesmo com o governo municipal enfrentando uma crise financeira, a ajuda está sendo fornecida dentro das possibilidades para que os atletas não deixem de ir às competições”.
O talento dos judocas está superando as dificuldades encontradas para treinos. Sem local próprio, os atletas se preparam em tatames cedidos por colaboradores, como o Sensei Zuketa. “A Academia Wazas, do Sensei Jair, foi uma das precursoras do esporte em Itacaré. Hoje, mais pessoas se interessam pelo judô, principalmente as crianças, mas não temos área adequada para as aulas ou treinamento. Esperamos conseguir patrocinadores para adquirirmos um tatame”, informou o Policial Leão. Os interessados em ajudar podem entrar em contato através do telefone (73) 8114-0823. Os atletas da Academia Anju’s de Itacaré iniciaram sua carreira de sucesso nas competições em 2007. Os três judocas mirins somam 40 medalhas e os juvenis 25. O próximo desafio será em Una, no encontro de judocas organizado pelo Sensei Índio, marcado para este sábado (06). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)