Clube da Melhor Idade de Itacaré realiza Trezena de Santo Antônio

O Clube da Melhor Idade Alegria de Viver iniciou, na última segunda-feira (1º), a Trezena de Santo Antônio. Até 13 junho, data em que se comemora o dia do santo, serão realizadas 13 reuniões consecutivas. Os encontros acontecerão sempre a partir das 18 horas em casas de integrantes da agremiação e da Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico de Itacaré (ACERTI), parceira da iniciativa. O ponto alto será o encerramento, uma festa em clima junino no Sítio Paraíso.

Orações, cânticos e ladainhas marcam a Trezena de Santo Antônio, conservando a tradição implantada pelos colonos portugueses no Brasil. “Queremos manter este costume vivo, ajudando a promover também a integração da comunidade católica da nossa cidade”, disse a presidenta do Clube da Melhor Idade, Ametista Maria dos Reis.
A última noite da Trezena de Santo Antônio promete muita diversão, no Sítio Paraíso. Além de poder dançar muito forró, os participantes poderão se deliciar com um bufê de comidas típicas da festa de São João, a exemplo de amendoim, canjica, bolo de milho e licores. Cada integrante ficou incumbido de levar um prato. E, para o dia seguinte (14), ainda está prevista a realização de um Bingo.
Santo Antônio - Nascido em Lisboa em 1191, com o nome de batismo Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo, Santo Antônio foi um franciscano português, canonizado em 1232 e proclamado doutor da Igreja Católica em 1946. Como tinha a habilidade de conciliar casais, é conhecido como santo casamenteiro. No Brasil, muitas moças afoitas por encontrar um marido costumavam retirar o Menino Jesus dos braços das estátuas, prometendo devolvê-lo depois de alcançado o pedido. Por esse motivo, alguns párocos mandavam fazer a imagem com o bebê preso, evitando possíveis “sequestros”.
Outras simpatias para alcançar um casamento também são realizadas. Algumas solteiras colocam a imagem de cabeça para baixo, mudando-a de posição apenas quando Santo Antônio lhes arranjar um marido. Os rituais são geralmente feitos na madrugada de 13 de Junho, data da morte do santo. Ele morreu na cidade de Pádua. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)