Com a participação cada dia maior da juventude do município, as Audiências Livres “Jovem Gera Ação” já colheram mais de 500 propostas e elegeram 100 delegados. Na quinta audiência, realizada na Escola Municipal Gustavo dos Santos, em Capelão, os jovens debateram Emancipação Juvenil. Neste sábado (6), às 9h, na Casa do Trabalhador, as propostas sistematizadas por eixo temático serão analisadas e condensadas num documento que servirá de base para as políticas públicas voltadas ao segmento no município.
Sob o tema emancipação juvenil, a questão da qualificação profissional foi apontada como prioridade zero. O palestrante Daniel Miranda, da Fundação Luis Eduardo Magalhães, ressaltou que os jovens de 16 a 24 anos, com renda familiar de no máximo um salário mínimo, precisam das políticas públicas para sua qualificação. “Para o jovem que normalmente vive em periferia, em áreas mais pobres das cidades e com maior fragilidade social, tem muita dificuldade em se colocar no mercado de trabalho e a qualificação é o caminho certo”, afirma.
A representante da União da Juventude Socialista (UJS) Isis Bispo explicou que a qualificação deve ser oferecida nas três instâncias do ensino - fundamental, médio e superior. “A qualificação é a base de sucesso do jovem por que é através dele que mudamos a nossa realidade”.
O secretario municipal de Governo, Apio Vinagre, disse que pela primeira vez no município está sendo construída uma política para a juventude por meio de um processo democrático, sem interesse de grupos ou entidades partidárias. “Hoje, ouvimos e observamos a realidade e carência dos jovens cada bairro, colocado por eles mesmos”, completa.
Andréia Santos de Jesus, que compôs a mesa de abertura, concorda. Moradora de Lauro de Freitas há 15 anos, ela diz que nunca presenciou um processo em que os principais interessados – os jovens - são ouvidos. “Estou feliz porque nós estamos definindo e elaborando o nosso Plano Municipal de Juventude”.
O diretor executivo do Departamento de Juventude, Sócrates Santana explica que no próximo sábado as propostas elaboradas e avaliadas pelos grupos de trabalho serão apresentadas em plenário; as aprovadas servirão de subsídio para elaboração de políticas públicas através do Plano Municipal de Juventude (PMJ). (Fonte: Ascom de Lauro de Freitas)