Representantes de 15 estados brasileiros participam hoje (05/06), do 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica, a ser realizado no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. A abertura acontece às 8h e vai contar com a presença do prefeito Luiz Caetano e representantes do Ministério da Saúde. Doença falciforme e linha de cuidado em doença falciforme; Organização da rede de assistência; Apresentação de experiências de Municípios não capitais e Desafios para atenção básica em doença falciforme são os temas que vão guiar as discussões durante o encontro. No final será feito um Manual de Atenção Básica em Doença Falciforme que vai servir como base para todo o Brasil no trabalho de busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com anemia falciforme.
As mesas redondas serão coordenadas pela secretária da Saúde de Camaçari, Efigênia Cardoso, e as responsáveis pelo programa de atenção às pessoas com doença falciforme de Salvador, Maria Cândida Queiroz, do Programa de Atenção às pessoas com Doença Falciforme do Estado, Nívea Moreira e do Programa de Doença Falciforme do Ministério da Saúde, Silma Melo. O 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica vai contar também com as presenças da coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Joice Aragão e o assessor do Programa Nacional de Doença Falciforme, o hematologista Paulo Ivo Cortez.
Nesta sexta-feira (05/06), as atividades terminam às 18h e, no sábado (06/06), os interessados podem visitar as instalações da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), primeira estrutura de apoio às pessoas com anemia falciforme instalada no Nordeste. Implantada pela Prefeitura de Camaçari, a unidade funciona no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar) e é responsável pelo atendimento de, aproximadamente, 300 pessoas de Camaçari. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)