No próximo dia 13 de junho, a cidade de Itatim, estará completando 20 anos de emancipação política e, a comunidade estará em festa. Haverá missa, procissão e, à noite, apresentação de bandas musicais na Praça do Comércio. A nova gestão municipal de Itatim não pára de investir no bem estar da cidade e do seu povo e promove o Ita Forró, com a produção da melhor decoração de todos os tempos, aliada a uma excelente programação musical (João Almeida, Seu Maxixe, Filé de Mulher, Forrozeiros do Norte, Banda Pegação, Os Dominantes do Forró, e a maior atração que será o cantor Flávio José, pela primeira vez na região). O Ita Forró vai acontecer entre os dias 21 e 24 de junho, serão quatro dias de festa com muito forró e diversão para o povo de Itatim e seus visitantes.
Itatim, que em tupy-guarani significa “pedra ponta aguda” em referência ao monte, principal símbolo do município (Ita= Pedra + tim= ponta aguda), foi criada em 13 de junho de 1989, através da Lei Estadual: 5015 publicada no Diário Oficial em 14/06/89. A cidade foi desmembrada do município de Santa Terezinha, e se chamava Tanquinho, em virtude de um tanque existente no município. A sede foi elevada à categoria de cidade pela mesma Lei que criou o município.
NOVA REALIDADE - cidade de itatim hoje vive uma nova realidade administrativa. Eleita com mais da metade dos votos válidos, a prefeita Raimunda da Silva Santos, popularmente conhecida como Mundinha, apesar das dificuldades com que passa a maioria das prefeituras, vem na medida do possível administrando o município voltada para a melhoria de qualidade de vida dos seus munícipes. Em apenas cinco meses de mandato já se percebe na cidade grande melhoria com intervenções em vários setores.
Uma nova gestão que já mostra resultados positivos apesar da crise que vem acometendo os vários seguimentos da economia internacional e da redução do FPM. A atual administração da prefeita Mundinha e da vice Clarice, já sinaliza com várias realizações importantíssimas para a cidade de Itatim, tais como: melhoramentos e urbanização das margens da linha férrea que corta o centro da cidade; calçamento, em convênio com a Conder, de 10 ruas no bairro da Rua Nova; e construção das novas celas para a delegacia local.
REFORMAS - Na área de Educação, aplicação do Plano de Carreira do Magistério; 10% sobre o salário, para o Professor que está em sala de aula; 20% para o Professor que está cursando ou concluiu o nível superior; reformas em várias escolas da rede municipal de ensino; reforma e revitalização da Escola Municipal Grinaldo Andrade Nunes; instalação de uma Biblioteca Pública do município; instalação do Tele-centro de Informática, para proporcionar aos munícipes e estudantes desta cidade mais uma opção de acesso à inclusão digital; aumento em números de veículos para servir aos estudantes da Zona Rural, inclusive cem locais que nunca foram servidos
Além da reestruturação de todos os setores da Saúde, com adequação dos ambientes hospitalares, contratação de novos e competentes profissionais de saúde e maior dedicação na participação dos programas do governo. Foram distribuídas, através de convênio com a Secretaria de Agricultura do estado da Bahia, 18 toneladas de grãos de milho, feijão, e soja onde o agricultor pode ampliar sua plantação para comercializar e ajudar no seus sustente.
Itatim fica distante da capital Salvador, cerca de 202 km. A viagem de Salvador para Itatim é feita pela BR 324, passando por Feira de Santana, seguindo a BR 116, percorrendo as cidades de Santo Estevão, Rafael Jambeiro, ponte sobre o Rio Paraguaçu até chegar ao seu destino. Esse trajeto dura em média 02:30hs de automóvel e 04:00hs em linha regular de ônibus, que é servida pela empresa Camurujipe. A outra opção é viajar pela BR 101, passando pelas cidades de Sapeaçu, logo após seguindo a BA 493 e passando por Castro Alves e Santa Terezinha.O percurso dura em média 03:00hs de automóvel. De Castro Alves até Itatim não há linha regular de transportes coletivos, utilizando-se transportes alternativos, tais como: Vans, Kombis, Bestas, carros de praças.