Saúde investe na qualidade do atendimento à população

A Secretaria Municipal da Saúde vem investindo com sucesso num programa voltado para a melhoria continuada na qualidade do atendimento à população e na eliminação da demanda reprimida para exames e consultas especializadas, considerado uma prioridade pelo prefeito Capitão Azevedo. O trabalho segundo o secretário Antônio Vieira, leva em conta a rede de serviços disponibilizadas pela Clínica 2 de Julho e nas 32 unidades de saúde do município, que têm um novo modelo de gestão e de operação voltado para a eliminação de filas e com a notificação dos usuários por telefone ou em visitas domiciliares dos agentes de saúde.

Quem comemora a mudança é o gestor da Policlínica 2 de Julho, Leonardo Freitas Soussa, que ampliou o atendimento de 150 para 500 consultas mensais nas 52 especialidades oferecidas e fecha o mês de maio com 90% da meta estabelecida para o período, devendo operar a partir de junho com 100%. A unidade que agenda consultas e exames em três terminais de computadores, tem todos os 13 seus consultórios integrados à rede da Secretaria Municipal da Saúde.
A Policlínica também oferece aos pacientes que têm consultas e marcação de exames no turno da manhã, um café com duas variedades de suco e um sanduíche distribuídos gratuitamente: “A unidade recebe hoje 70% dos pacientes de Itabuna, que fazem consultas e exames de eletrocardiograma”. Já a idéia do lanche através de uma parceria com a Fundação Marimbeta e a Secretaria de Planejamento e Tecnologia, surgiu ao se verificar no atendimento que muitos pacientes vinham muitas vezes sem ingerir nenhum alimento.
Leonardo considera que o novo modelo implementado permitiu praticamente zerar uma demanda reprimida de 2,3 mil consultas que se acumulavam desde o ano passado nas diversas especialidades, com um sistema de marcação eficiente e que em muitos casos é antecipada para os casos de urgência, encaixados muitas vezes até para o mesmo dia da solicitação.
Um fator importante é que o sistema de eliminação da demanda reprimida tem sido elogiado pelos usuários do serviço como Luzinete Dorea, que fez um retorno de uma consulta a um pneumologista. Para ela a marcação hoje é rápida, fácil, sem necessidade de filas, com todo o conforto para os pacientes, uma vez que a data e o horário da consulta são confirmados pela equipe de apoio.
As mudanças ocorram tanto nas unidades do PSF, como também nas unidades básicas, que oferecem atendimento especializado, serviços de enfermagem e acompanhamento preventivo. O gestor da unidade do PSF do São Lourenço, Dagoberto Santana, comemora os resultados com eliminação de filas no atendimento diário e com o agendamento de consultas especializadas, com os exames confirmados por telefone e mesmo através de visitas domiciliares dos agentes de saúde.
Ele destaca ainda que além de praticamente zerar os 410 pedidos pendentes para exames e consultas diversos, também vem conseguindo encaminhar com rapidez casos urgentes: “Hoje vivemos uma realidade nova e temos uma certeza de que filas nunca mais na nossa e nas demais unidades da rede”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).