Seminário da Educação discute cidadania e qualidade de vida

A Secretaria de Educação de Itabuna, realizou terça-feira, 26, no Ciso, um seminário para comunidade da educação de jovens, adultos e idosos com o tema: “Cidadania e qualidade de vida: A educação como processo de transformação”. O evento destacou a atuação do Projeto BB Educar Eu Cidadão e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e teve como objetivo refletir sobre a importância da educação como processo de mudança e tomada de consciência, para o exercício pleno da cidadania.

Segundo o secretário de Educação do município, Gustavo Lisboa, o projeto BB Educar conta com a participação de 1.800 alunos, que estão sendo alfabetizados. Ele diz que o objetivo é encaminhar estes alunos ao Proeja, para que continuem os estudos. Ele destaca que destas turmas do BB Educar, 800 alunos já estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e Adultos. Gustavo ainda frisa que desde 2005, ano de implantação do BB Educar no município, já participaram do projeto cerca de 8 mil alunos, tendo mais de 400 turmas. “É um dos maiores projetos do nordeste, que ajuda a reduzir o analfabetismo” reitera.

A assessora técnico-pedagógica da Educação de Jovens e Adultos, Keylla Valéria Soares, destaca a necessidade de incentivar os alunos a continuar estudando após a alfabetização. “Este ano, os alfabetizadores do BB Educar e os professores do Proeja trabalham juntos até o encerramento das atividades de alfabetização, previsto para julho, a partir daí dão prosseguimento aos estudos” complementa. Além do secretário, participaram também do seminário o assessor jurídico do Conselho do Idoso, Marcos Conrado e a representante do INSS, Noélia Nascimento que abordaram os temas direito do idoso e aposentadoria, respectivamente.

A coordenadora do BB Educar no município, Lucinêde Silva, ressalta a relevância destes temas na programação, uma vez que 70% dos alunos do projeto são idosos. Acrescenta que o projeto, que tem duração de oito meses, está desenvolvendo o tema de trabalho: “Alfabetização e cultura popular”, focando cidadania e qualidade de vida de modo informativo e educativo. A aluna do BB Educar, Josefa Santos, ressalva que o projeto além de ensinar a ler e escrever também oferece atividades físicas, informações importantes para melhorar a qualidade de vida como: combate a dengue, dicas de alimentação, aposentadoria, entre outras. O programa BB Educar Eu Cidadão é desenvolvido em uma parceria da Prefeitura de Itabuna, Fundação Banco do Brasil e do Governo Federal, através do Ministério da Educação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).