Jacobina adere ao Programa Minha Casa, Minha Vida

A prefeita de Jacobina, Valdice Castro assinou na última sexta-feira (22), o termo de adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Em solenidade bastante concorrida na ACIJA-Associação Comercial e Industrial de Jacobina, marcaram presença prefeitos dos municípios de Várzea Nova, Caém, Várzea do Poço, Umburanas, Ourolândia, Mirangaba, Serrolândia, São José do Jacuípe, Caldeirão Grande, Miguel Calmon, Capim Grosso, Quixabeira, Várzea da Roça, Piritiba, Tapiramutá e Jacobina.

O vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Antônio Araújo, de Ourolândia, representou a instituição. Araújo ressaltou a importância do encontro "Quero ressaltar a grandiosidade deste encontro de hoje e parabenizar a AMPC por trazer aqui a Caixa, a UPB, todos os prefeitos que aqui estão ou representados, órgãos do estado, e outras autoridades, para tratar de assuntos tão importantes. A nossa alegria é perceber que a AMPC está agindo, está funcionando, está trabalhando e promovendo atos dessa natureza, que só engrandecem os municípios da nossa região. Parabenizo a associação na pessoa do seu presidente, Adilson Nascimento, prefeito de Mirangaba, pelo trabalho que vem desenvolvendo. A UPB entende a importância das associações regionais, de forma que, no final do ano passado e início deste ano, distribuiu seis veículos a estas entidades, que com certeza estão prestando bons serviços, e incluiu no seu estatuto, alteração que permite a estas associações terem assento no Conselho Diretor. A UPB entende que ações deste tipo devem continuar acontecendo por que os municípios só tendem a se fortalecer e a ganhar" disse.
O evento foi uma iniciativa da Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada Diamantina (AMPC), que esteve representada pelo seu presidente. Participaram também do encontro o presidente do Legislativo Municipal de Jacobina, Antônio Batista Alves, o Gerente Regional de Negócios da CEF, Francisco Otávio Magalhães, técnicos da Jacoprev-Jacobina Previdência, técnicos e secretários municipais de prefeituras da região, da REDUR, UPB, Conder, o presidente do Rotary Clube local, Advogado Carlos Jorge, entre outras autoridades.
A imprensa jacobinense representada pelas Rádios Clube Am, Serrana FM, Jornais Tribuna Regional e A Semana, sites Noticia Livre e Jacobina Notícia cobriram o encontro. O evento foi organizado pela CEF-Caixa Econômica Federal, para apresentação de programas do banco voltado aos municípios, entre eles, Regime Próprio de Previdência Social, que teve apresentação do Gerente Geral da agência local, José Anselmo Cunha, Aterro Sanitário e o Programa Minha Casa, Minha Vida, que foi detalhado pelo Gerente Regional Francisco Otávio. Após a assinatura do termo de adesão pela prefeita de Jacobina, a próxima etapa será a resolução da parte burocrática e apresentação de documentação exigida do município, à CEF.
Outro passo será a doação de terreno onde as casas serão construídas, que dependerá de aprovação da Câmara de Vereadores. Só então começarão as inscrições aos interessados na aquisição da casa, que poderá ser diretamente na CEF ou na Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura, em data ainda a ser anunciada. Jacobina foi o único município da região a ser contemplado pelo programa. No encerramento da cerimônia a prefeita de Jacobina, disse em seu discurso "Estamos assinando essa adesão hoje, mas existe um grande caminhar para resolver os problemas de inadimplência deixados pela gestão anterior, que não honrou os compromissos. O município está inadimplente inclusive com a Caixa; o ex-gestor tirou o dinheiro do contra chegue dos servidores e não repassou à agência, além da inadimplência com o INSS e FGTS. O município sofreu durante quatro anos, mas vamos resolver estas questões de inadimplências para que o povo, que mais precisa destas casas não fique sem o seu maior sonho" afirmou. O cerimonial esteve sob a responsabilidade do Radialista e Jornalista João Batista Souza e a abertura contou com a apresentação de um belíssimo mini-show de voz e violão com a cantora Priscila Dantas, terceirizada da CEF. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Jacobina)