Sindicato Rural de Ilhéus ganharámoderno centro de inclusão digital

O Sindicato Rural de Ilhéus, sediado na rua Eustáquio Bastos, 196, centro da cidade, ganhará um moderno centro de inclusão digital com o recebimento de 10 computadores. A conquista é resultado de uma parceria estratégica do Sindicato com a secretaria municipal de Interior, Agricultura e Pesca e com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O objetivo, informa o secretário Isidoro Gesteira, é possibilitar que o pequeno produtor passe a ter acesso ao mundo digital, pesquisando, através da Internet, assuntos relacionados à sua atividade, como preços de mercadorias.
A criação de centros de inclusão digital é uma das fases iniciais do programa da CNA, que vem instalando computadores nos sindicatos rurais do país onde há acesso à telefonia e à Internet. No futuro, a idéia é utilizar, também, unidades móveis de informática, que circularão pelas comunidades rurais, promovendo a informatização no campo. Cerca de 500 computadores já foram instalados nos sindicatos rurais do país.

Inclusão Digital (ou infoinclusão) é a democratização do acesso às tecnologias da Informação. Com ela, é possível simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e efetivar as potencialidades individuais e coletivas. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições gerais de vida.
CNA - A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem como principais propostas congregar associações e lideranças rurais, participar permanentemente das discussões e decisões sobre a política agrícola, interagir com as lideranças políticas no Congresso Nacional, buscar normas internacionais de livre comércio que assegurem ações corretas de exportação e importação de produtos primários, especialmente quanto ao combate às práticas desleais e predatórias da importação de produtos subsidiados na origem. E mais: viabilizar a política nacional fiscal e tributária adequada à agropecuária, buscar crédito rural compatível com as necessidades e características do setor, apoiar a geração de novas tecnologias e de assistência técnica, visando aumentar a produtividade rural, estimular a criação de agroindústrias e cooperar com os programas regionais de desenvolvimento agrícola, especialmente aqueles que se destinem a reduzir desigualdades geoeconômicas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).